DIREITO IMOBILIÁRIO: Escritos em Homenagem ao Professor Ricardo Cesar Lira. Coordenados por Fábio de Oliveira Azevedo & Marco Aurélio Bezerra de Mello. São Paulo: Atlas, 2015. 981p.
A obra que o leitor tem em mãos é fruto do desejo, coletivo e reiterado, de homenagear um grande mestre. Advogado, jurista, acadêmico, que faz escola onde passa, Ricardo Lira é fonte inspiradora de todos que, em sua reverencia, aqui compartilham com a comunidade jurídica, conhecimento e experiência, em variados aspectos do direito imobiliário.
A escolha do tema central do livro não foi casual, Professor Titular de Direito Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e idealizador da pós-graduação em Direito da Cidade nessa mesma instituição, o homenageado tem no direito imobiliário uma de suas áreas de predileção, com notória paixão pelo estudo da propriedade imobiliária do Brasil.
No exercício competente da coordenação por Marco Aurélio Bezerra de Melo e Fábio de Oliveira Azevedo produziram uma rara combinação de talentos, com juristas, professores, advogados, magistrados, registradores imobiliários e membros do Ministério Público, para a realização de um trabalho abrangente, profundo, instigantes, de interesse tanto para o universitário quanto para o experiente praxista ou teórico do direito imobiliário.
Esta obra, após introduzir o debate sobre a pretensa autonomia científica dos ramos jurídicos e os possíveis desacertos da própria expressão Direito Imobiliário, estuda com profundidade temas específicos e os ocupam a amplíssima zona de interseção entre o direito privado e o direito imobiliário. Tal investigação permite que estruturas tradicionais do direito civil sejam funcionalizadas para atender a interesses diversos, notadamente sociais e econômicos, que recaem sobre relações jurídicas que tem bens imóveis como objeto.
Palavras-chaves: 1 - Direito Civil - Brasil 2 - Obrigações 3 - Contratos 4 - Direito Reais 5 - Direito de Família 6 - Direito das Sucessões 7 - Direito do Consumidor
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!