Sábado, 07 Março 2020 20:10

Sydney Sanches representa o IAB em congresso na OAB/RJ sobre saúde ambiental no trabalho

“Destinado a debater a saúde ambiental no local de trabalho, este congresso demonstra a capilaridade do Direito Ambiental em todos os setores da sociedade e o protagonismo da matéria nas relações sociais e de trabalho.” A afirmação foi feita pelo 2º vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, que representou a entidade na abertura da segunda edição do congresso sobre As empresas em face da tutela jurídica da saúde ambiental: meio ambiente do trabalho, realizado nesta sexta-feira (6/3), no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OAB/RJ. O evento foi promovido pela Comissão de Direito Ambiental (CDA) da Seccional e a Academia Brasileira de Direitos Humanos (ABDH).
Também compuseram a mesa o presidente da CDA, Flávio Ahmed; o procurador-geral da OAB/RJ, Alfredo Hilário; a presidente da CDA da Subseção de Nova Iguaçu, Latife Assed; o presidente da ABDH, Wagner Balera, e o chanceler da entidade Celso Antonio Pacheco Fiorillo. A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/RJ e Comissão de Seguridade Social do IAB, Suzani Ferraro, participou da mesa sobre saúde ambiental, proteção social ao acidente do trabalho e aposentadoria especial.

“Nosso encontro se propõe a discutir como as empresas podem ser sustentáveis e dar conta do ciclo de vida dos produtos que a legislação ambiental classifica como causadores de impacto significativo, tais como agrotóxicos, pilhas e baterias”, anunciou Flávio Ahmed, na abertura do evento.

Outros temas debatidos no congresso foram A responsabilidade criminal das empresas em face da tutela ambiental da saúde; O meio ambiente do trabalho da era digital e os caminhos para a humanização; O estudo de caso da Mercur/SA de Santa Cruz do Sul; A aplicação da teoria do risco empresarial; A responsabilidade hospitalar sobre a saúde ambiental; A dimensão tecnológica da sustentabilidade e a saúde ambiental e A relação do meio ambiente com o adoecimento no trabalho.