Quinta, 04 Fevereiro 2021 21:07

Rita Cortez propõe atuação das entidades jurídicas em defesa da vacinação 

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, convocou as entidades jurídicas, nesta quinta-feira (4/2), a atuarem em defesa da vacinação em massa contra a Covid-19. “As instituições jurídicas, como porta-vozes da sociedade, têm a obrigação de defender os direitos civis, políticos e sociais da população, para conseguirmos salvar vidas neste momento dramático em que milhares estão sendo perdidas na pandemia”, afirmou Rita Cortez, ao participar da cerimônia virtual de posse da nova Diretoria do Instituto dos Advogados do Pará (IAP), que será presidido por Bruno Menezes Coelho de Souza no biênio 2021/2022. 
A advogada pediu a adesão das entidades à campanha Vacina para todos é prioridade, lançada oficialmente pelo IAB na primeira sessão ordinária de 2021, realizada na última quarta-feira. “A nossa campanha visa a garantir a saúde da população e, consequentemente, a retomada da economia, para combater as desigualdades sociais que se tornaram ainda mais profundas na pandemia”, disse Rita Cortez. “O IAP apoiará a campanha lançada pelo IAB”, afirmou o presidente Bruno Menezes Coelho de Souza. Na cerimônia, o advogado-geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior, fez palestra sobre Planejamento institucional da AGU e a advocacia.

 

Também foram empossados no IAP o vice-presidente, Marcelo Augusto Teixeira de Brito Nobre; o 1º vice-presidente, João Paulo Mendes Neto; o secretário-geral, Luiz Alberto Rocha; o secretário-adjunto, Alex Potiguar; o diretor Financeiro, Renan Malcher,  a diretora Acadêmica, Arianne Cal Athias, e o orador oficial, Reynaldo Andrade da Silveira.

Durante a cerimônia, foi transmitido um vídeo com a apresentação das principais realizações promovidas pela Diretoria anterior, nos quatro últimos anos, sob a presidência de Clóvis Malcher Filho, membro efetivo do IAB. “Fortalecemos o IAP, reestruturamos a base cultural da entidade, ampliamos o quadro de sócios e realizamos diversos eventos, inclusive na pandemia, quando comemoramos os 95 anos do Instituto”, destacou Clóvis Malcher Filho.
  
Também estavam presentes o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), desembargador Ronaldo Marques; o ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) Ophir Cavalcante Junior; o representante institucional titular do IAB no Pará, André Augusto Malcher Meira, que é presidente do Instituto Silvio Meira (ISM); o representante institucional do IAB no Matogrosso, Fábio Arthur da Rocha Capilé; o presidente da OAB/PA, Alberto Campos, e o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, que foi superintendente da Receita Federal na 2ª Região Fiscal e secretário de Fazenda do Pará, entre outras autoridades.