NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Quarta, 02 Setembro 2020 16:36

Homenagem ao desembargador Jessé Torres Pereira Junior marca abertura de evento com presença de Rita Cortez

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou nesta quarta-feira (2/9) a mesa de honra virtual na solenidade de abertura do II Congresso de Direito Administrativo do Rio de Janeiro, organizado pelo Instituto de Direito Administrativo do Rio de Janeiro (Idarj) e que tem como tema central 'Direito Administrativo de emergência e Covid-19, em homenagem o professor Jessé Torres Pereira Junior'. A advogada parabenizou o Idarj pela deferência ao professor e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), a quem ela deu posse como membro honorário do IAB na sessão ordinária do dia 31 de agosto de 2019. "A homenagem não poderia ser mais acertada, em face da extensa obra e das contribuições do professor Jessé Torres Pereira Junior ao Direito Administrativo", exaltou.
A respeito dos temas do congresso, a presidente nacional do IAB afirmou: "Este evento promete passar a limpo as normas e regras disciplinadoras da administração pública frente aos impactos e às repercussões da pandemia". Rita Cortez destacou, ainda, a parceria com o Idarj. "A entidade integra o quadro das instituições conveniadas com o IAB, que teve o privilégio e a honra de participar do I Congresso de Direito Administrativo do Rio de Janeiro, realizado no curso do processo de criação do Idarj", disse. O evento, que se estenderá até sexta-feira (4/9), foi aberto pelo vice-presidente do Idarj, André Saddy. Também integraram a mesa de honra e falaram na abertura o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, e o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade.

O diretor acadêmico do Idarj, Emerson Affonso da Costa Moura, presidiu a mesa nas conferências de abertura feitas pelo presidente do  Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), Mauricio Zockun, que falou sobre 'O papel do Direito Administrativo nas pandemias', e pelo professor e desembargador federal aposentado Sergio de Andréa Ferreira, que tratou do tema 'O Direito da crise e a crise do Direito'.

Na sexta-feira (4/9), às 19h30, Rita Cortez presidirá a mesa nas conferências de encerramento. Elas serão ministradas pelo professor e advogado Juarez Freitas, sobre o tema 'Futuro do Direito Administrativo pós-pandemia da Covid-19', e o professor e desembargador  Jessé Torres Pereira Junior, com 'As fragilidades que a pandemia apontou no Direito Administrativo contemporâneo'.

A programação do congresso inclui painéis dedicados a diversos temas, entre os quais 'Novas tecnologias e a Covid-19', 'O processo administrativo eletrônico na Administração Pública durante a Covid-19', 'Covid 19: A verdade sobre as deficiências da contratação pública' e 'Efeitos da pandemia no controle interno da Administração Pública'.
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173