NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Quinta, 15 Setembro 2022 16:44

Defesa do Estado de Direito é desafio permanente, afirma presidente do IAB no Dia Internacional da Democracia

No Dia Internacional da Democracia (15/9), o presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, afirmou que “a defesa da democracia é um desafio permanente”. Segundo ele, “nos dias atuais, onde grassa a intolerância política e as constantes e indevidas provocações acerca dos valores civilizatórios das liberdades, do tratamento igualitário e do Estado de Direito, a defesa da democracia tornou-se uma obrigação de todas as nações e de toda a comunidade internacional democrática”.

O presidente do IAB lembrou que, no dia 7 de julho, foi criada, por iniciativa do Instituto, a Comissão de Defesa da Democracia, das Eleições e da Liberdade de Imprensa, com a finalidade de dialogar com entidades da sociedade civil, e que conta, inclusive, com colaboradores de fora do Brasil. Na ocasião, foi lido um manifesto em defesa do Estado Democrático de Direito, em que as entidades representadas rechaçaram os ataques à democracia brasileira e às suas instituições.

Sydney Sanches explicou como surgiu a ideia de criar a comissão, que tem previsão de encerrar seus trabalhos em 1º de janeiro: “Desde o início da nossa gestão, temos nos deparado com constantes ataques às nossas instituições, ao nosso modelo de eleição, à livre e independente informação, o que nos levou a refletir para avançar um pouco mais na forma como o Instituto enfrenta esses temas muito caros à democracia brasileira”. 

Nações Unidas – Em mensagem de vídeo, nesta quinta-feira (15/9), o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, lembrou que o Dia Internacional da Democracia é marcado por revezes em todo o mundo. Ele disse que o espaço cívico está diminuindo e que a desconfiança e a desinformação estão crescendo, enquanto a polarização mina as instituições democráticas.

A data foi estabelecida pela ONU em 2007 para recordar a assinatura da Declaração Universal da Democracia, aprovada em 1997 pela União Interparlamentar, que é a organização internacional dos parlamentos. O líder das Nações Unidas mencionou tentativas de silenciar os jornalistas que “se estão tornando mais descaradas a cada dia”. Ele citou atos que vão desde a agressão verbal à vigilância online, incluindo assédio legal, principalmente contra mulheres jornalistas.

De acordo com a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), cerca de 85% da população mundial sofreu os efeitos do declínio da liberdade de imprensa em seu país nos últimos cinco anos.


 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173