Quinta, 24 Outubro 2019 15:10

Advogada baiana toma posse e vai atuar na Comissão de Igualdade Racial

Da esq. para a dir., Adriana Brasil Guimarães, Rita Cortez, Antonio Laért Vieira Junior, Janaína Muniz da Silva (na tribuna), José dos Santos Carvalho Filho e Marco Aurélio Bezerra de Mello Da esq. para a dir., Adriana Brasil Guimarães, Rita Cortez, Antonio Laért Vieira Junior, Janaína Muniz da Silva (na tribuna), José dos Santos Carvalho Filho e Marco Aurélio Bezerra de Mello
A advogada e professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Janaína Muniz da Silva tomou posse como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na sessão ordinária desta quarta-feira (23/10), conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez. Ela integrará a Comissão de Igualdade Racial. “É um ser humano de extremo valor e uma profissional brilhante e comprometida com as causas sociais, sendo atuante na defesa das minorias empobrecidas, especialmente a comunidade negra”, afirmou a advogada Angela Mendes, que a indicou ao IAB junto com diretor de Apoio às Comissões, Adilson Rodrigues Pires. Na sessão, também tomou posse o advogado trabalhista Marcus Varão Monteiro.
No seu pronunciamento, Janaína Muniz da Silva disse: “A chegada desta jovem baiana a esta Casa quase bicentenária é uma homenagem às milhares de mulheres negras que ajudaram a construir este País, entre elas, a Dra. Altamira Muniz, minha mãe e advogada, aqui presente”. A nova consócia falou de seu trabalho na OAB/BA e nas universidades em defesa da educação. “Ninguém pode ser privado dos seus direitos, por desconhecê-los”, afirmou a advogada, que complementou: “A educação é a única forma de aproximar o Direito daqueles que dele necessitam”.
 
Altamira Muniz, Janaína Muniz da Silva e Angela Mendes


Marcus Varão Monteiro, que atuará na Comissão de Direito do Trabalho, foi indicado ao Instituto por Rita Cortez e pela 3ª vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães. “É um profissional competente que irá agregar muito ao IAB”, disse a vice-presidente. O advogado falou de sua “alegria e honra” por ingressar no Instituto. “Espero aprender com os colegas e contribuir para o engrandecimento permanente do IAB”, complementou.
 
Da esq. para a dir., Adriana Brasil Guimarães, Marcus Varão Monteiro, Rita Cortez, Antonio Laért Vieira Junior, José dos Santos Carvalho Filho e Marco Aurélio Bezerra de Mello