MURAL DA PRESIDÊNCIA

178 anos

Fundado poucos anos depois da Independência do Brasil, num momento em que o País precisava se organizar como um Estado soberano, o IAB completou, no último dia 7 de agosto, 178 anos de uma infatigável caminhada de braços dados com a defesa do estado democrático de direito, da ordem constitucional e da dignidade da pessoa humana. São esses os pilares cívicos que sustentam a Casa de Montezuma.

Na sua longa trajetória voltada para a busca permanente por um País melhor e mais justo, manteve-se sempre na vanguarda do Direito e da proteção dos princípios fundamentais que valorizam a existência humana. Lutou pela libertação dos escravos, contribuiu para a construção de um ordenamento jurídico nacional, elaborou o Código Comercial de 1850, testemunhou o nascimento da República e jamais hesitou em ocupar as trincheiras da resistência todas as vezes em que, como hoje, a democracia se viu ameaçada.

Por essas razões, mesmo que virtualmente, por conta do distanciamento que a pandemia nos impõe, o Instituto não poderia deixar de comemorar mais um aniversário da maneira mais fiel às nossas tradições: com uma sessão solene, discursos memoráveis, homenagens inesquecíveis e profunda emoção. Tudo isso fez parte da celebração, que contou com a manifestação irretocável do nosso orador oficial, José Roberto Batochio, e a entrega da Medalha Teixeira de Freitas, pela primeira vez, a uma mulher, a jurista Ester Kosovski.

Houve, ainda, a apresentação virtual da peça Re-acordar, encenada pelos remanescentes do grupo Tuca, fundado em 1966, que contaram as duras experiências vividas durante a ditadura militar, como a prisão, a tortura e o exílio impostos pelo autoritarismo, que voltou a rondar o País.

Foi uma noite memorável, que serviu não somente para celebrarmos o 178º aniversário da nossa segunda casa, mas também para renovarmos a energia e mantermos forte a vitalidade institucional necessária à defesa da democracia.

Rita Cortez
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173