NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 08 Janeiro 2024 10:10

Um ano após o Dia da Infâmia, presidente do IAB defende vigilância diante de ameaças à democracia

“O Dia da Infâmia, nome precisamente cunhado pela ministra Rosa Weber, resume a indignação de nossas instituições às tentativas golpistas contra a democracia no dia 8 de janeiro de 2023 e também nos remete à exigência de plena vigilância diante das sérias ameaças à estabilidade constitucional sofrida naquela oportunidade, mas que infelizmente ainda ecoam em setores de nossa sociedade.” A afirmação foi feita pelo presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros, Sydney Limeira Sanches, ao completar um ano dos ataques às sedes dos três Poderes na capital federal. 

Segundo Sanches, “os atos antidemocráticos tentaram minar os fundamentos de nossa democracia, que respondeu com a força madura de suas instituições, a voz da cidadania e a defesa intransigente de nossos princípios constitucionais”. Para ele, “os infamantes não frutificarão e sempre irão sucumbir ao vigor do justo Estado Democrático de Direito”. 

Naquele domingo, uma semana após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e da Presidência da República. Em poucas horas, manifestantes destruíram patrimônio público e vandalizaram áreas internas dos prédios. O governo decretou intervenção federal no Distrito Federal e mais de 1.400 pessoas foram presas por participarem dos atos de vandalismo e do acampamento montado em frente ao Quartel General do Exército em Brasília.

No mesmo dia, o IAB divulgou nota de “repúdio aos atos golpistas e criminosos”, ressaltando: “O caráter violento dos atos praticados foge ao que a lei estabelece como manifestação pacífica. Esses atos lesaram o patrimônio público e cultural, visando a atingir os pilares institucionais da democracia brasileira”. A mesma nota, assinada pelo presidente do Instituto, apontou “a omissão das forças públicas de segurança” como “grave conivência” e reafirmou que “o IAB não irá admitir qualquer atentado ao Estado Democrático de Direito e seguirá vigilante e intransigível na defesa de nossa institucionalidade constitucional e de nossa democracia”.

Por meio de uma portaria, assinada no dia 9 de janeiro de 2023 pelo presidente Sydney Limeira Sanches, o IAB passou a funcionar em estado de vigília e se colocou à disposição dos Poderes constituídos e da sociedade civil, para cooperar com o que fosse necessário, a fim de garantir o Estado Democrático de Direito e os Poderes da República contra qualquer ação que visasse a desestabilizar a ordem constitucional e jurídica do País. 

Relembre a nota na íntegra:

Nota do Instituto dos Advogados Brasileiros em repúdio aos atos golpistas e criminosos

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), atento às suas finalidades estatutárias de defesa do Estado Democrático de Direito, repudia, com veemência, os atos terroristas e golpistas praticados nesta data (8 de janeiro de 2023) contra os Poderes da República legitimamente constituídos.

Uma semana após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito democraticamente, extremistas golpistas inconformados com o resultado das urnas visam a deslegitimar a manifestação soberana do povo, pelo voto.

O caráter violento dos atos praticados foge ao que a lei estabelece como manifestação pacífica. Esses atos lesaram o patrimônio público e cultural, visando a atingir os pilares institucionais da democracia brasileira.

A omissão das forças públicas de segurança representa grave conivência, que torna imperativa a apuração severa e urgente das responsabilidades, a fim de que seja interrompida imediatamente a desordem instalada.

O IAB não irá admitir qualquer atentado ao Estado Democrático de Direito e seguirá vigilante e intransigível na defesa de nossa institucionalidade constitucional e de nossa democracia.

Rio de Janeiro, 8 de janeiro de 2023.

Instituto dos Advogados Brasileiros
Sydney Limeira Sanches
Presidente nacional

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173