Terça, 09 Abril 2019 15:17

Tostes destaca ‘laço estreito’ entre o IAB e o TRF2 na posse do presidente Reis Friede

O 1º vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sergio Tostes, representou a entidade ao integrar a mesa de honra na solenidade de posse da nova gestão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (8/4). “O desembargador Reis Friede, que já manifestou o seu apreço pelo Instituto em visita anterior à sua posse como presidente do tribunal, manterá com o IAB um laço tão estreito como na gestão do desembargador André Fontes, que o antecedeu no cargo”, afirmou Sergio Tostes. A nova gestão do TRF2 para o biênio 2019/2021 é integrada pelos desembargadores Reis Friede, Messod Azulay e Luiz Paulo Silva Araújo Filho, empossados, respectivamente, nos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor Regional da Justiça Federal da 2ª Região.
Na sua saudação aos novos gestores do TRF2, o 1º vice-presidente do IAB afirmou também: “Mais antiga instituição jurídica do País, o IAB, que tem a função histórica de propiciar suporte técnico a todas as instituições, sempre esteve também à disposição das autoridades para promover o bom entrosamento entre os advogados, os magistrados e as partes”. Membro honorário do IAB, o ex-presidente do TRF2 André Fontes falou sobre o seu sucessor. “Reis Friede é um amante do saber, sem embargo de também ser um homem de ação, dedicado por inteiro à realização da Justiça”, disse. Também integrou a mesa de honra a diretora-secretária do IAB e vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio. 

Em seu discurso, Reis Friede falou sobre a importância da união dos poderes  Executivo, Legislativo e Judiciário no combate à corrupção: “Trata-se, reconhecidamente, de gravíssimo problema que somente poderá ser superado por meio da celebração de um novo e amplo pacto republicano, envolvendo todos os poderes do Estado e ensejando, assim, uma espécie de reconstrução patriótica, em prol de uma árdua luta em comum”, afirmou o presidente do TRF2.

Compareceram à solenidade os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e do Superior Tribunal de Justiça Joel Paciornik; o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Marcus Vinicius Oliveira dos Santos; os governadores do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e do Espírito Santo, Renato Casagrande; o advogado-Geral da União, ministro André Luiz de Almeida Mendonça; os presidentes do TRF3, desembargadora Therezinha Cazerta, e do TRF4, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz; e os presidentes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Claudio de Mello Tavares, e do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, desembargador José da Fonseca Martins Júnior, entre outras autoridades.

Acesse aqui a íntegra do discurso de posse disponibilizado no Mural dos Sócios.