NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Sábado, 05 Maio 2018 21:53

Rita Cortez representa o IAB no lançamento de livro do ministro Lewandowski

A 1ª vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, representou o Instituto no lançamento do livro Pressupostos materiais e formais da intervenção federal no Brasil (Editora Fórum), do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, na última sexta-feira (4/5), na OAB/RJ. “A intervenção é algo que está previsto na Constituição, é um remédio para garantir a coesão da federação. Se for executada dentro dos limites da nossa Carta Magna, não há nenhuma crítica a fazer”, disse Lewandowski, referindo-se ao uso do instrumento no estado fluminense.

A obra resulta da tese de livre-docência defendida pelo ministro na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, nos anos 1990, sobre a origem e o desenvolvimento do dispositivo constitucional. O texto foi revisto, ampliado e atualizado à luz da atual intervenção na segurança pública no Rio de Janeiro, desde fevereiro deste ano, e de outras ocasiões em que a União atuou em conjunto com os estados.

Antes de autografar os livros, Lewandowski foi saudado pelo presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, e pelo ex-presidente do Conselho Federal Marcos Vinicius Coelho. “Não há como construir saídas sem a capacidade de diálogo, e não há diálogo onde está ausente a capacidade de ser gentil com o próximo, de compreender as diferenças. O ministro Lewandowski não simboliza só o saber jurídico ou o compromisso da magistratura do Supremo com esse momento difícil, mas, também, um projeto de pessoa pública serena, generosa com a diferença”, afirmou Felipe Santa Cruz.

Marcos Vinicius Coelho lembrou que sua gestão à frente da OAB Nacional foi contemporânea à de Lewandowski no STF e no Conselho Nacional de Justiça, o que facilitou grandes conquistas para a advocacia brasileira: a edição da súmula vinculante que assegura a natureza alimentar dos honorários advocatícios, a implantação das audiências de custódia pelo ministro, com o apoio do Conselho Federal da OAB, e a constitucionalização das cotas raciais.

O ministro, que é membro honorário do IAB e foi conselheiro da OAB/SP, disse sentir uma sensação de bem-estar ao ingressar na “ampla casa” da Ordem. “Apesar da crise evidente que vivemos, nós, brasileiros, devemos nos manter otimistas. Por vezes, aqueles que integram a família forense se deixam vencer por ceticismo, desânimo, imaginando que os direitos e garantias estejam sofrendo um retrocesso definitivo. Mesmo essas duas decisões polêmicas do STF podem deixar transparecer esse fato”, discursou ele.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173