NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 20 Dezembro 2023 19:32

Projeto Voz Humana, apoiado pelo IAB, recebe homenagem na 20ª edição do Prêmio Innovare

Fernando Augusto Fernandes Fernando Augusto Fernandes

O Projeto Voz Humana, que tem a parceria do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), foi homenageado na categoria Advocacia da 20ª edição do Prêmio Innovare, em 2023. As práticas vencedoras e homenageadas foram divulgadas no dia 12 de dezembro, no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF). Responsável pelo projeto, o advogado Fernando Augusto Fernandes, que é membro do IAB, afirma que “estar entre os agraciados pelo Prêmio Innovare renova as nossas energias para a luta pelo Estado Democrático de Direito”. 

Criado em 2004, o Prêmio Innovare busca identificar e colocar em evidência iniciativas desenvolvidas voluntariamente que trazem soluções inovadoras, aproximam as instituições jurídicas da população e contribuem para o aprimoramento da Justiça brasileira. Fernandes ressalta “o papel fundamental que o Innovare faz de trazer à luz exemplos de projetos em favor da democracia”. O Projeto Voz Humana é resultado de 26 anos de trabalho, que geraram dois livros e um portal, onde podem ser acessados mais de 10 mil horas de áudios e 694 processos do Superior Tribunal Militar, de 1975 a 1979.

Da esq. para a dir., Fernando Augusto Fernandes, Jorge Rubem Folena e Sydney Limeira Sanches, no lançamento do portal Voz Humana em 31 de março de 2023 (Fotos: Flávia Freitas – OAB/RJ)

O portal foi lançado em 31 de março deste ano, durante o seminário Ditadura nunca mais, democracia sempre!, realizado na sede da OAB/RJ. Na ocasião, o IAB e o Instituto Tristão Fernandes, responsável pela gestão do portal, assinaram convênio de cooperação. O lançamento foi mediado pelo presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches, e pelo secretário-geral do Instituto, Jorge Rubem Folena. O dirigente da entidade parabenizou Fernandes pelo trabalho de resgate da memória política brasileira: “O serviço público que está sendo feito aqui hoje deveria ser pauta de política pública. Fernando está entregando para a sociedade brasileira um grande volume de informações ordenadas, o que significa dizer que é algo imensurável que precisa ser replicado e divulgado enormemente”.

O portal Voz Humana garante o acesso público e organizado a arquivos do STM que foram mantidos em sigilo por décadas, mesmo após a promulgação da Constituição de 1988. A busca pela verdade sobre a violência cometida pelo regime militar, que também vitimou Tristão Fernandes, falecido em 2021, foi iniciada em 1997. O STF ordenou a divulgação dos áudios das sessões secretas em 2007, mas o STM desrespeitou a decisão. Dez anos depois, em 2017, o STF enfrentou novamente o caso e reiterou a decisão. O material precisou ser desvendado e organizado por Fernandes. 

“Voz Humana é um projeto de recuperação da memória dos julgamentos de presos políticos durante a ditadura militar. Só impedindo que haja a falsificação da história é que nós iremos impedir os riscos recentes que passamos, como, por exemplo, no dia 8 de janeiro de 2023”, afirma o advogado. Ele explica que o material disponibilizado no portal inclui discussões secretas dos ministros nas sessões e sustentações orais dos advogados de defesa dos presos políticos, como Sobral Pinto, Lino Machado e Tristão Fernandes, entre outros, que denunciavam torturas e perseguições.

O portal Voz Humana (https://vozhumana.com.br/) destina-se a pesquisadores, estudantes, cientistas, jornalistas e a todos os interessados na história recente do Brasil. 

Saiba mais sobre o Projeto Voz Humana

Facebook: https://www.facebook.com/vozhumanaoficial/
Instagram: http://https://instagram.com/vozhumanaoficial?igshid=NTc4MTIwNjQ2YQ==
Youtube: https://www.youtube.com/@canalvozhumanaoficial

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173