Terça, 13 Agosto 2019 08:52

Marcia Dinis prestigia a posse da diretoria da Anacrim-GO e destaca 'postura de vanguarda de Rita Cortez'

Diretora de Patrimônio Imobiliário e membro da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Marcia Dinis participou do I Encontro Goiano da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), na última sexta-feira (9/8), em Goiânia, marcada pela posse da primeira diretoria da Anacrim-GO. “Foi um evento importante para a advocacia criminal, principalmente em razão de os seus participantes terem se mostrado ávidos por conhecimento e sido informados sobre a relevância do IAB para o estudo do Direito”, disse Marcia Dinis. Ainda segundo ela, foi destacada “a postura de vanguarda da presidente Rita Cortez e o seu apoio aos trabalhos desenvolvidos pelas comissões temáticas do Instituto”.
O encontro foi conduzido pelo presidente da Anacrim, James Walker, que deu posse à presidente da Anacrim-GO, Denize Ortiz; ao vice-presidente, Santiago Rodrigues, e aos conselheiros nacionais Sebastião Parreira e Bartira Macedo de Miranda. No evento fizeram palestras a professora Alice Bianchini, que falou sobre Política criminal: uma ilustre desconhecida, e o procurador do Ministério Público da Bahia Rômulo Moreira, que tratou de O processo penal brasileiro na encruzilhada: a necessidade de reforma do CPP.

Segundo Marcia Dinis, que presidiu a mesa na palestra de Rômulo Moreira, o procurador criticou as “incongruências sistêmicas” presentes no pacote anticrime, classificado por ele como “um verdadeiro acinte à Constituição Federal”. De acordo com a advogada, que também é vice-presidente da Sociedade dos Advogados Criminais do Estado do Rio de Janeiro (Sacerj), a professora Alice Bianchini palestrou sobre política criminal, direito penal mínimo e punitivismo.

Também compuseram a mesa de abertura o presidente da OAB/GO, Lucio Flávio Siqueira de Paiva; o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), David Júnior Soares; e o chefe de Gabinete da Casa Civil do Estado de Goiás, Anderson Máximo.

Compareceram ao evento os presidentes estaduais da Anacrim em São Paulo, Marcelo Cruz; em Pernambuco, Eduardo Araújo, e no Distrito Federal, Brunos Espiñeira; a conselheira nacional da Anacrim, Bartira Macedo de Miranda, e a presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ), Laudelina Inácio.