Quinta, 23 Maio 2019 16:31

Diretor-geral da Emerj e dois advogados são empossados como membros do Instituto

Da esq. para a dir., Ana Tereza Basílio, Agostinho Teixeira de Almeida Filho, André Gustavo Corrêa de Andrade, Adriana Brasil Guimarães, Sergio Tostes e Antonio Laért Vieira Junior Da esq. para a dir., Ana Tereza Basílio, Agostinho Teixeira de Almeida Filho, André Gustavo Corrêa de Andrade, Adriana Brasil Guimarães, Sergio Tostes e Antonio Laért Vieira Junior
“Sou um magistrado com espírito de advogado e, por isso, me sinto muito honrado por ingressar nos quadros do IAB”, afirmou o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, ao tomar posse como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na sessão ordinária desta quarta-feira (22/5), conduzida pelo 1º vice-presidente, Sergio Tostes. O novo consócio falou também da sua “gratidão aos padrinhos” – a advogada Ana Tereza Basílio e o desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho – que o indicaram ao IAB. Na sessão, Sergio Tostes deu posse também, como membros efetivos, aos advogados Mattheus Dantas Cardoso e João Marcelo Sant`Anna da Costa.
No seu discurso, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade falou emocionado de sua trajetória e da influência do pai, Luiz Antônio de Andrade, que foi o primeiro presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, criado após a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, no biênio 1975/1976. “Sou o resultado da soma de muitos exemplos que forjaram a minha formação, sobretudo do meu pai, especialmente pelo afeto que as pessoas sempre manifestaram por ele, mais até do que a admiração por sua vasta produção intelectual”, disse. De acordo com Sergio Tostes, “Luiz Antônio de Andrade, que também presidiu a Seccional da OAB na década de 1960, foi um homem à frente do seu tempo”.

Ao saudar o novo membro honorário, que fará parte das comissões de Direito Constitucional e Direitos Humanos, Ana Tereza Basílio se referiu a ele como “um advogado emprestado à magistratura” e disse que sua posse era “um momento glorioso para a advocacia brasileira”. A diretora-secretária afirmou ainda: “Estamos prestando uma homenagem a um dos maiores magistrados do País, que, além de notável jurista, dirige com maestria a Emerj, reconhecida por sua excelência”. Ao fazer a sua saudação, o desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho disse: “A sua vinda é boa para ele e melhor ainda para o IAB, por ser uma das figuras mais admiradas do mundo jurídico”.

 Mattheus Dantas Cardoso

Indicado por Sergio Tostes, o advogado Mattheus Dantas Cardoso, que integrará a Comissão de Direito Financeiro e Tributário, falou do “orgulho de ingressar no Instituto, que reúne juristas de grande importância para o ordenamento jurídico nacional”. Tostes disse ser “testemunha de sua qualidade e perseverança profissionais”.

O advogado João Marcelo Sant`Anna da Costa fará parte da Comissão de Direito Empresarial, presidida por João Manoel de Lima Junior, que o indicou junto com o ex-presidente da comissão Jose Gabriel Assis de Almeida. “É um jovem e brilhante advogado”, disse Jose Gabriel Assis de Almeida, ao saudá-lo. “Espero estar à altura da grandeza desta Casa”, afirmou o novo membro efetivo.

 João Marcelo Sant`Anna da Costa