Quinta, 04 Julho 2019 15:46

Consócios elegem o novo Conselho Superior do IAB para o biênio 2019/2021

Rita Cortez e membros do Conselho Superior empossados imediatamente após a eleição Rita Cortez e membros do Conselho Superior empossados imediatamente após a eleição
Os consócios do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) elegeram nesta quarta-feira (3/7), na Assembleia Geral Eleitoral (AGE) conduzida no plenário histórico pela presidente nacional, Rita Cortez, a nova composição do Conselho Superior do IAB para o biênio 2019/2021.  Ao final da apuração, foram computados 185 votos válidos – 95 votos de membros efetivos que compareceram ao plenário e 90 de residentes em outros estados que enviaram por correspondência a manifestação de apoio à nova formação. “Esta foi uma das mais expressivas participações dos consócios em eleições no IAB nos últimos tempos, conferindo forte legitimidade ao colegiado, integrado também pelos ex-presidentes”, destacou Rita Cortez, ao concluir o escrutínio e, em seguida, dar posse aos membros eleitos presentes no plenário.
Da esq. para a dir., Adriana Brasil Guimarães, Rita Cortez e Suzani Ferraro apuram os votos


O Conselho Superior é formado pelos ex-presidentes do Instituto, que são membros vitalícios, e 40 membros eleitos para mandato de dois anos. De acordo com a presidente nacional do IAB, “o Conselho é uma instância de consultoria e legitimação dos atos de relevância do Instituto”. Na opinião do 1º vice-presidente, Sergio Tostes, “o Conselho Superior é composto por alguns dos mais ilustres integrantes do Instituto e atua para garantir a continuidade das grandes contribuições jurídicas da Casa de Montezuma”.
 
Sergio Tostes


Após depositar o seu voto na urna, o decano do Conselho Hariberto de Miranda Jordão Filho fez questão de ressaltar “a velocidade institucional ímpar que a presidente Rita Cortez está dando ao IAB”. A respeito do colegiado, o decano disse que “o Conselho, chamado também de Senado do IAB, tem a missão de acompanhar e se posicionar sobre as contas e a vida institucional e social do Instituto”.
 
Hariberto de Miranda Jordão Filho


Membro do Conselho, Humberto Jansen Machado destacou o papel a ser desempenhado pelo IAB no atual momento do País. “Estamos passando por tempos difíceis para a democracia brasileira, e o IAB continua participando das grandes lutas nacionais”, disse, acrescentando: “O Instituto, que enfrentou a ditadura militar imposta em 1964, precisa se preparar para uma nova ditadura que se aproxima”.
 
Humberto Jansen Machado


Presidente da Comissão de Direito Administrativo, Manoel Messias Peixinho disse que “o Conselho Superior estabelece as políticas institucionais que visam a novos horizontes para o Instituto”. Para o diretor de Apoio ás Comissões e presidente da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, Adilson Rodrigues Pires, “como órgão máximo, o Conselho tem por tradição tomar as decisões mais relevantes para os destinos do IAB”.


Membros eleitos para o Conselho Superior (biênio 2019/2021)

Adilson Rodrigues Pires

Alexandre da Cunha Ribeiro Filho

Alexandre Moura Dumans

Amadeu de Almeida Weinmann

Antonio Carlos da Gama Barandier

Antônio Laért Vieira Júnior

Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense

Bellini Cunha

Carlos Eduardo de Campos Machado

Carlos Mário da Silva Velloso Filho

Célio de Oliveira Borja

Ester Kosovski

Francisco Domingues Lopes

Hariberto de Miranda Jordão Filho

Hermano de Villemor Amaral Filho

Humberto Jansen Machado

José Alfredo Ratton

José Bernardo Cabral

José Gabriel Assis de Almeida

José Luiz Milhazes

José Roberto Batochio

Kátia Rubinstein Tavares

Lourdes Maria Celso do Valle

Luiz Dilermando de Castello Cruz

Marcello Lavenére Machado

Marcia Dinis

Marcos Halfim

Nelson Paiva Paes Leme

Paulo de Moraes Penalva Santos

Pedro Augusto S. M. de Almeida Guimarães

Randolpho Gomes

Reginaldo Oscar de Castro

Roberto de Bastos Lellis

Rogério Álvaro Serra de Castro

Sérgio Francisco de Aguiar Tostes

Sydney Limeira Sanches

Teresa Cristina Gonçalves Pantoja

Ubyratan Guimarães Cavalcanti

Vanusa Murta Agrelli

Victor Farjalla