NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Sexta, 08 Junho 2018 11:48

Comissão de Direito Eleitoral do IAB produzirá parecer sobre PLs que penalizam fake news

A Comissão de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) vai produzir parecer sobre os 14 projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional (13 na Câmara e um no Senado) com o objetivo de combater a propagação de notícias falsas, as chamadas fake news, nas mídias sociais. A decisão foi tomada na sessão ordinária desta quarta-feira (6/6), conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez, em que foi aprovada a indicação do advogado André Marques (foto), membro da comissão, que propôs a elaboração do parecer.

“Com o crescimento do uso da internet pela população, a intensificação da propagação das fake news, a aproximação das eleições e a redução do período de campanha a apenas 45 dias, é iminente a má utilização de notícias falsas, injuriosas e caluniosas na disputa eleitoral”, afirmou André Marques. Ele informou que, na última segunda-feira, por 7 votos a 4, o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional aprovou relatório com recomendações sobre os 14 PLs que tramitam na Câmara e no Senado. “É preciso, em primeiro lugar, definir claramente o que deve ser considerado fake news”, destacou André Marques.

De acordo com ele, o relatório ressalta que “os PLs não conseguem abarcar a complexidade do fenômeno das notícias fraudulentas”. Segundo o advogado, o documento recomenda que a futura legislação sobre o assunto defina com precisão as formas de responsabilização dos que produzem e disseminam notícias falsas, como também a dimensão das penas a serem aplicadas. Além disso, propõe que a retirada de notícias falsas da internet seja precedida de ordem judicial fundamentada, ficando impedida a censura de conteúdo, sem base legal.

Na mesma sessão ordinária foram aprovadas outras duas indicações. O consócio Thales Rodrigues de Miranda propôs que a Comissão de Direitos Humanos elabore parecer sobre o projeto de lei 7.081/2010, de autoria do ex-senador Gerson Camata. O PL prevê a implementação de políticas públicas de ensino, inclusive com capacitação dos professores, voltadas para crianças que sofrem de dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e outros distúrbios.

O advogado Alexandre Brandão Martins Ferreira sugeriu que a Comissão de Direito Constitucional produza parecer sobre a Emenda Constitucional 95, de iniciativa da presidência da República, que congelou os gastos públicos pelos próximos 20 anos.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173