NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 14 Dezembro 2023 11:33

Casa de Montezuma aumenta representatividade feminina com posse de três mulheres

Da esq. para a dir., Emerson Moura, Andréia Alvarenga de Moura Meneses, Sérgio Tostes, Jorge Rubem Folena e Edmée da Conceição Ribeiro Da esq. para a dir., Emerson Moura, Andréia Alvarenga de Moura Meneses, Sérgio Tostes, Jorge Rubem Folena e Edmée da Conceição Ribeiro

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aumentou sua representação feminina nesta quarta-feira (13/12). Durante a sessão plenária, conduzida pelo secretário-geral, Jorge Rubem Folena, três mulheres profissionais do Direito tomaram posse na Casa de Montezuma. Andréia Alvarenga de Moura Meneses, que é servidora do TRF2, ingressou no IAB como membro honorária e as advogadas Arícia Fernandes Correia e Antônia Tavares Santos Silva como membros efetivas. 

As posses coroaram um ano de maior representatividade de mulheres no Instituto: 35% dos ingressos de novos associados realizados ao longo de 2023 foram de membros do gênero feminino, resultando em um aumento de 3% em relação ao ano passado. Segundo Folena, apesar de o número ainda ser baixo, o dado representa o desejo de ampliação de advogadas no quadro associativo do IAB. 

O aumento de mulheres na Casa de Montezuma também teve sua importância destacada pelo presidente da Comissão de Direito Administrativo, Emerson Moura, que indicou Andréia Meneses e Arícia Correia à entidade. Ele ressaltou que é fundamental trazer o olhar feminino ao Instituto, em especial de profissionais especializadas. As indicadas estudam e atuam na área do Direito Público e ingressaram na Comissão de Direito e Políticas Públicas. 

Ao saudar Andréia Meneses, Emerson Moura, que também é presidente interino da Comissão de Direito e Políticas Públicas, destacou que “ela tem um papel profícuo na análise de políticas públicas, não apenas sendo bacharel em Direito, mas tendo feito mestrado na área e trabalhado academicamente com o respectivo tema”. Em seu discurso, a nova consócia afirmou estar honrada por poder se enriquecer profissionalmente fazendo parte da entidade. “Agradeço ao IAB por me acolher e, em retribuição, tenho a intenção de contribuir cada vez mais para o engrandecimento desta instituição”, disse Meneses. 

Da esq. para a dir., Emerson Moura, Arícia Fernandes Correia, Sérgio Tostes, Jorge Rubem Folena e Edmée da Conceição Ribeiro

Arícia Correia teve sua atuação profissional e sua dedicação ao tema de políticas públicas elogiadas por Emerson Moura. “Ela vem para a nossa comissão com esse compromisso de ampliar a igualdade de gênero e os debates profissionais em relação ao tema”, disse o indicante. A advogada sublinhou que sua atuação no IAB será marcada pela defesa das instituições e das minorias: “Espero honrar esta Casa em nome das advogadas para que tenhamos mais representantes não só de diferentes gêneros, mas também de diferentes raças e classes, e possamos pensar a advocacia como uma multiplicidade”.

Da esq. para a dir., Adilson Pires, Márcio Ávila, Antônia Tavares Santos Silva, Sérgio Tostes, Jorge Rubem Folena e Edmée da Conceição Ribeiro

Indicada pelos presidentes das comissões de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário, Márcio Ávila, e de Direito Financeiro e Tributário, Adilson Pires, Antônia Tavares foi saudada por ambos. Ela foi definida por Pires como uma profissional de vocação jurídica admirável. “Para nós do Instituto será uma grande contribuição”, disse o advogado. Já Ávila, elogiou a postura séria e determinada da nova consócia: “Hoje o que mais esperamos do profissional é que tenha boa vontade e queira aprender, e é importante ter os jovens da advocacia no IAB para contribuir e poder renovar a instituição”.  

Em sua primeira fala como membro do IAB, Antônia disse ser uma grande honra e uma enorme alegria ingressar na entidade quase bicentenária. Ela também destacou o papel do profissional do Direito na sociedade. “Ser advogada é uma causa que me traz bastante orgulho porque nós temos um compromisso com a Justiça”, afirmou a nova integrante da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário. 

Nacionalização – No ano em que o Instituto completou 180 anos, também houve uma maior diversidade regional no ingresso de novos consócios. O secretário-geral informou que pela primeira vez o número de posses de advogados fora do Estado do Rio de Janeiro superou o total dos ingressos de consócios que vivem na cidade onde funciona a sede da entidade. “Isso é muito importante, porque o Instituto é nacional. Tivemos 55 novos sócios do Rio e 68 de fora, resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há algumas gestões para nacionalizar o IAB”, disse Folena. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173