NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 16 Dezembro 2023 21:43

Carlos Eduardo Machado representa o IAB na posse do novo presidente do TRE-RJ

O 1º vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Carlos Eduardo Machado, representou a entidade na sessão solene de posse do desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira na presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), realizada nesta sexta-feira (15/12), no Teatro Raimundo Magalhães Júnior, na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL).

"A nova direção do TRE é formada por desembargadores competentes e experientes em questões administrativas. Isso nos dá tranquilidade para a gestão das próximas eleições municipais, que prometem ser extremamente disputadas e acaloradas. Desejamos muito sucesso aos empossados no respeito e defesa dos pilares de nosso processo democrático”, afirmou Carlos Eduardo Machado. Eleito por aclamação, o magistrado estará à frente do tribunal nas eleições de 2024.

 

Des. André Marques e Carlos Eduardo Machado

Em seu discurso, o desembargador Henrique Figueira enfatizou a importância da urna eletrônica, da Lei da Ficha Limpa e do cadastramento biométrico para o processo eleitoral, além de lembrar os desafios a serem enfrentados, como o combate à desinformação. “Ao assumir esta honrosa responsabilidade, trago comigo a convicção profunda de guiar-me com transparência, responsabilidade e imparcialidade. Assegurando que a democracia não seja só um princípio, mas a bússola que norteia cada uma de nossas ações”, afirmou.

Des. Henrique Carlos de Andrade Figueira

Na mesma solenidade, o desembargador Peterson Barroso Simão tomou posse como membro do TRE-RJ e assumiu a vice-presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral. “Em minha atuação ficarei atento às demandas do Ministério Público, dos advogados e dos eleitores, somando esforços com todos os membros e servidores do TRE-RJ para cumprir de maneira satisfatória o meu dever e a missão da Justiça Eleitoral, que é garantir a democracia”, declarou o magistrado.

Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o agora presidente do TRE-RJ ingressou na magistratura em 1988. Há 20 anos o magistrado integra o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Atualmente, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira é titular da 1ª Câmara de Direito Público. Ingressou como membro do TRE-RJ em março de 2023, ocupando o cargo de vice-presidente e corregedor regional eleitoral. 

O desembargador Peterson Barroso Simão formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Antes de entrar para a magistratura estadual, foi defensor público do Estado do Rio de Janeiro por 10 anos, além de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Itaboraí de 1986 a 1987. Como juiz de Direito, atuou nas comarcas de Petrópolis, Nilópolis, Cachoeiras de Macacu, Resende, Teresópolis e Niterói. Na Justiça Eleitoral, foi juiz titular das antigas 114ª ZE e 142ª ZE, atualmente 71ª ZE e 72ª ZE, ambas em Niterói. 


(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-RJ.)


 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173