NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 04 Novembro 2022 21:56

Bernardo Cabral é homenageado pela Assembleia Legislativa do Amazonas

Bernardo Cabral (sentado) e Sydney Sanches Bernardo Cabral (sentado) e Sydney Sanches

O presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, participou da solenidade em homenagem ao relator da constituinte de 1988, Bernardo Cabral, realizada na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesta sexta-feira (4/11). Na ocasião, o ex-ministro da Justiça recebeu a Medalha do Mérito Jurídico Ministro José Bernardo Cabral, criada em sua homenagem, e a Comenda Jornalista Phelippe Daou, ambas concedidas pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).  Na cerimônia, Sydney Sanches destacou as qualidades do ex-deputado enquanto advogado e homem público. “Bernardo Cabral sempre nos conduz à certeza de que na sua voz estão o significado de razão e justiça. Manteve-se no centro do poder por décadas, sempre com o propósito de oferecer à democracia brasileira o seu pleno esplendor. Colocando suas habilidades a serviço do País, ele desempenhou um papel importante na solução de grandes questões de interesse nacional, sendo a maior delas a Constituição de 1988”, disse.

O evento foi conduzido pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, e contou com a presença dos proponentes da homenagem, os deputados estaduais do Amazonas Álvaro Campelo (PV) e Serafim Corrêa (PSB) e o ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do mesmo estado Josué Neto. A cerimônia também foi prestigiada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux; pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio de Janeiro, Luciano Bandeira; pelos 1º e 2º vice-presidentes do IAB, respectivamente, Carlos Eduardo Machado e Adriana Brasil Guimarães, e pelas ex-presidentes do IAB Maria Adélia Campello e Rita Cortez. Para o presidente da CNC, que sediou o evento, José Roberto Tadros, também amazonense e amigo de infância de Cabral, o ex-ministro ganhou o coração dos brasileiros. “Você nos deu a carta de alforria para que o Brasil voltasse a ser um país justo e desenvolvido”, apontou Tadros, referindo-se à participação de Cabral na formulação da Constituição de 1988.

Da esq. para a dir., Roberto Cidade, Bernardo Cabral e Álvaro Campelo

Criada para homenagear personalidades jurídicas de destaque, a Medalha do Mérito Jurídico Ministro José Bernardo Cabral, instituída pelo Projeto de Resolução 9/21 da Aleam, foi entregue pelo autor da proposta, Álvaro Campelo. Durante o discurso de homenagem, o deputado afirmou que Bernardo Cabral sempre foi um defensor do Amazonas e dos recursos naturais do estado. “Bernardo Cabral é uma das personalidades mais reverenciadas e respeitadas do Brasil. Isso se tornou mais acentuado depois que ele deixou a vida pública, demonstração de que redigiu uma gloriosa trajetória com uma herança incalculável. Ele não é apenas um dos maiores juristas da pátria, nem somente um dos maiores políticos, mas sim um dos maiores homens públicos da história do Brasil”.

Também foi entregue a Bernardo Cabral a Comenda Jornalista Phelippe Daou, criada pelo Requerimento 6012/19 da Aleam e proposta por Serafim Corrêa e Josué Neto. Na mensagem de entrega, Serafim Corrêa disse que a honraria “se destina a amazônidas que prestaram relevantes serviços ao estado”. “Me alegro por homenagear Bernardo Cabral, que é um dos mais destacados, se não o mais destacado amazonense”, completou. No mesmo sentido, Josué Neto enalteceu a carreira pública do homenageado, que foi senador e ministro da República. “Nosso amigo Bernardo Cabral deixou para todos um grande legado. Hoje fizemos uma homenagem simples diante da pessoa dele, mas que marca a mensagem para as gerações mais novas de que a dedicação, o trabalho e o conhecimento de Cabral devem ser seguidos”, afirmou Neto. 

Bernardo Cabral com a Medalha do Mérito Jurídico Ministro José Bernardo Cabral e a Comenda Jornalista Phelippe Daou

Em agradecimento aos presentes, Bernardo Cabral avaliou sua trajetória através do poema Mar português, de Fernando Pessoa. Assim como o poeta, o jurista concluiu que, mesmo diante de todas as adversidades, “tudo vale a pena, se a alma não é pequena”. Emocionado, ele agradeceu a presença dos amigos e, em especial, ao companheirismo longevo de sua esposa, Zuleide Cabral. Sobre o reconhecimento público, o ex-deputado retribuiu a homenagem ao afirmar que “as honrarias não valem por si só, porque há muitas que é melhor não receber, mas as que valem, valem por quem as outorga”. 

Na qualidade de amigo pessoal, o ministro Luiz Fux afirmou que Cabral é um homem que, quando caminha, vai à frente o seu passado. “Bernardo deveria vir carregado, para poder pendurar as medalhas que merece. Ergo a minha voz para dizer que ele é um amazonense que reorganizou a democracia brasileira e teve uma vida plúrima. Ele erigiu os pilares da nossa democracia através da constituinte, mudando topograficamente o capítulo dos direitos e garantias fundamentais, que vinham ao final do texto e passaram a constar nos primeiros artigos da Constituição Federal”. 

Bernardo Cabral, que também foi presidente do Conselho Federal da OAB, recebeu uma mensagem virtual do atual ocupante da cadeira, Beto Simonetti, que afirmou ver no ex-deputado uma referência de conduta. “Bernardo Cabral é um exemplo para todos nós que militamos na advocacia, é uma orientação constante por sua experiência e integridade. Ele teve papel decisivo na minha formação como profissional e ser humano. Poucos advogados e advogadas de nossa história apresentam contribuições tão profundas para o desenvolvimento do sistema de justiça brasileiro. Bernardo é um bastião da democracia”, afirmou. 

Também estiveram na homenagem o secretário-geral do IAB, Jorge Rubem Folena; a diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches; o orador oficial do Instituto, Sergio Tostes; a diretora de Biblioteca do IAB, Marcia Dinis; a vice-presidente da Comissão de Defesa da Democracia, das Eleições e da Liberdade de Imprensa da instituição, Margarida Pressburger; o diretor de Tecnologia e Inovação do IAB, Bernardo Gicquel; o diretor de eventos do Instituto, Nélio Georgini; o diretor responsável pelas Relações Institucionais da instituição, Armando de Souza; a diretora de Diversidade e Representação Racial do Instituto, Edmée da Conceição Cardoso; a diretora da Revista Digital do IAB, Kátia Tavares; o diretor de Pesquisa e Documentação do instituto, Hariberto de Miranda Jordão Filho; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique de Andrade Figueira; a cônsul-geral de Portugal no Rio, Gabriela Soares de Albergaria; o presidente da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ), Francisco Amaral, e o presidente em exercício da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas (ACLJA), Júlio Antonio de Jorge Lopes. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173