NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 06 Março 2024 17:05

Adriana Guimarães representa IAB na inauguração das novas instalações da Ouvidoria da Mulher do TRT-1

Da esq. para a dir., Rita Cortez, Mônica Batista Vieira Puglia e Adriana Brasil Guimarães Da esq. para a dir., Rita Cortez, Mônica Batista Vieira Puglia e Adriana Brasil Guimarães

A 2ª vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Adriana Brasil Guimarães, representou a entidade, nesta terça-feira (5/3), na inauguração das novas instalações da Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), no Centro do Rio de Janeiro. Guimarães, que também é 1ª vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher do IAB, afirmou que o evento marca um avanço significativo na promoção da igualdade de gênero e no combate à violência contra a mulher. “Essa iniciativa não apenas reforça o compromisso do Tribunal com a proteção dos direitos das mulheres, mas também oferece um espaço físico adequado e acolhedor para que as vítimas de violência encontrem suporte e orientação”, declarou a advogada. 

A Ouvidoria da Mulher, segundo Guimarães, desempenha um papel fundamental na escuta ativa das demandas, na conscientização da sociedade e na construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes. “Por meio desse novo espaço, o TRT-1 reafirma seu compromisso com a justiça social e com o respeito aos direitos humanos, contribuindo para um ambiente mais justo e igualitário para todas as mulheres, trabalhadoras ou não”, completou a representante do IAB. Conduzindo o evento, o vice-presidente do TRT-1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, reforçou o empenho do Tribunal no combate a qualquer forma de violência, assédio e desconforto no ambiente do trabalho: “O nosso compromisso é criar um ambiente de trabalho seguro, confortável e amigável para todos que nele transitam, especialmente para as mulheres”. 

Da esq. para a dir., Rita Cortez, Roque Lucarelli Dattoli e Adriana Brasil Guimarães

A ouvidora da mulher do TRT-1, desembargadora Mônica Batista Vieira Puglia, ressaltou a missão da Ouvidoria especializada no atendimento a mulheres: “Destaco o compromisso com a escuta, acolhimento e orientação a quem se sinta vítima ou tenha informações de casos de violência contra a mulher nesta instituição, atuando sempre de forma independente, imparcial e sigilosa”. A presidente do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum), desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) Tânia Regina Reckziegel, ressaltou que, dentre 90 tribunais brasileiros, 70 contam com Ouvidoria da Mulher. “A porta de entrada do Poder Judiciário é a Ouvidoria, pois é o contato com a sociedade. A instituição das Ouvidorias da Mulher em todo o País é um trabalho recente, que já tem colhido significativos frutos. O que importa é salvar e acolher as mulheres”, disse a magistrada.

Localizada no térreo do prédio-sede do tribunal, a sala servirá como um espaço de acolhimento, onde as demandas serão registradas em sistema informatizado e encaminhadas aos órgãos competentes para a devida apuração. A unidade também tem outras funções, entre as quais sugerir aos setores do Tribunal a adoção de medidas administrativas que propiciem um ambiente de trabalho saudável, sem discriminação de gênero, e contribuir para o aprimoramento da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres.

Também participaram da inauguração a ex-presidente do IAB e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Rita Cortez, a diretora-adjunta da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Camila Prado, a ouvidora-geral da Justiça do Rio, juíza Juliana Kalichsztein, a ministra do Superior Tribunal do Trabalho (TST) e ouvidora-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Helena Mallmann, entre outros convidados.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-1.)

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173