Terça, 10 Setembro 2019 19:20

Nota de pesar – Ubyratan Guimarães Cavalcanti

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) manifesta profundo pesar pela morte, aos 80 anos, do consócio e membro do Conselho Superior Ubyratan Guimarães Cavalcanti, ocorrida nesta terça-feira (10/9), no Rio de Janeiro. O corpo do advogado criminalista, que ingressou no IAB em 1985, será velado nesta quarta-feira (11/9), no Cemitério Memorial do Carmo, na capela 7, das 13h às 16h, e cremado em seguida. O cemitério fica na Rua Monsenhor Manuel Gomes, 287, no Caju.
Ubyratan Cavalcanti ocupou os cargos de diretor Financeiro e secretário-geral do IAB. Na sessão solene comemorativa aos 173 anos do Instituto, realizada no plenário histórico, no dia 28 de setembro de 2016, ele foi agraciado com a Medalha Levi Carneiro, destinada àqueles que têm mais de 30 anos de filiação e destacada vida associativa. 

Na ocasião, fui incumbida de saudá-lo, antes da entrega da comenda pelas mãos do então presidente Técio Lins e Silva, que se referiu ao homenageado como “um queridíssimo amigo, digno de receber esta honraria da Casa de Montezuma”. 

Em minha saudação, disse as seguintes palavras, que agora reitero: “Nos últimos 30 anos, foram muitos os brilhantes pareceres e moções apresentados pelo professor e advogado criminalista Ubyratan Cavalcanti. Mas o mais importante é a pessoa ética, reta, amiga, fraterna, solidária, humilde e bem-humorada que você é, querido Byra”.

Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2019.

Rita Cortez
Presidente nacional do IAB