A professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Catarina Sarmento e Castro é a nova associada honorária do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Ela tomou posse junto a Florence Rosa Faria dos Santos e Antonio Ricardo Correa da Silva, ambos do Rio de Janeiro, que passaram a integrar a entidade como membros efetivos. Os novos consócios foram recebidos nesta quarta-feira (5/11) durante a sessão plenária da Casa de Montezuma, conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez.
As Comissões de Direito Imobiliário e de Direito e Liberdade Religiosa ganham o reforço de Antonio Ricardo Correa, que é especialista na área empresarial e ex-conselheiro da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi). Ele foi indicado ao IAB por Rita Cortez e pelo ex-presidente da OAB/RJ Luciano Bandeira. “Eu tenho certeza de que ele contribuirá muito com o Instituto, sobretudo nos debates sobre o setor imobiliário. É uma grande aquisição para a nossa instituição”, saudou Luciano.
A felicidade de estar na Casa de Montezuma marcou o discurso de Antonio Ricardo, que destacou a honra em dividir um espaço institucional com juristas de relevância: “O IAB, ao mesmo tempo que precisa ter dureza para enfrentar momentos difíceis do País, tem a doçura de uma diretoria dedicada e, por isso, me emociona estar aqui. É hora de devolver muito do que recebi e aprender mais”.

Sylvia Chaves
Catarina Sarmento e Castro foi indicada pela presidente da Comissão de Direito Digital, Sylvia Chaves, e por Rita Cortez. A jurista é ex-ministra da Justiça de Portugal (2022-24) e ex-juíza do Tribunal Constitucional do país europeu. “Ela vem construindo uma carreira marcada pela excelência acadêmica e pelo compromisso com os direitos fundamentais. É também autora de inúmeros livros e palestrante frequente nas Américas e em toda a Europa, além de manter forte presença no diálogo internacional sobre temas contemporâneos do Direito”, destacou Sylvia.

Catarina Sarmento e Castro
A professora portuguesa fará parte das Comissões de Direito Digital e de Direitos Humanos, com as quais se comprometeu a contribuir com seus conhecimentos. “Espero ser útil e estar à altura da honra que me é concedida. É uma grande emoção saber que a instituição projeta atravessar o Atlântico. Por aqui estaremos para trabalhar juntos”, disse Catarina, em resposta à fala de Rita Cortez, que anunciou a intenção de inaugurar uma subsede do IAB em Portugal.

Flávio Pita
A criminalista Florence Rosa ingressou no IAB por indicação da presidente da entidade e do diretor-adjunto de Comunicação, Flávio Pita. Ela é professora, palestrante e pós-graduada em Ciências Criminais e Psicologia Forense pela Faculdade União das Américas. “É uma profissional que eu sempre cito quando quero falar de talento, competência e dedicação. Ela exerce seu ofício com ética e firmeza”, elogiou Pita.

Florence Rosa
Em seu discurso, Florence, que é mineira, destacou sua felicidade. Ela irá compor as Comissões de Direito Constitucional, de Direito Penal e de Segurança Pública. “O IAB não é apenas uma testemunha da história jurídica nacional, é também protagonista dela. E estar entre aqueles que carregam esse legado me enche de responsabilidade”, completou.