A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, foi homenageada pela OAB/RJ nesta quarta-feira (5/11). Ela recebeu, durante o Congresso de Direito Constitucional da Seccional, um presente preparado pelos colegas de Ordem. Ao agradecer, a advogada celebrou a colaboração entre as entidades: “Nossa união permanecerá firme. É da fraternidade que surgem os avanços para a nossa classe”.
Na ocasião, a presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio, também foi agraciada com a lembrança. A fala da advogada foi marcada pela defesa de uma Seccional aberta a todos. “Queremos receber aqueles que estão dispostos a doar seu tempo para a instituição com o objetivo de difundir ideias e conhecimentos na área jurídica”, afirmou.

Da esq. para a dir., atrás, Paulo Horn; na frente, Sérgio Sant’Anna, Rita Cortez, Miro Teixeira, Vânia Aieta, Ana Tereza Basilio e Cláudio Pinho
A mesa foi composta por Cortez, Basilio, e pelos presidentes das Comissões do IAB de Direito Eleitoral, Vânia Aieta, e de Revisão do Estatuto, Sérgio Sant’Anna, pelo consultor da Comissão de Direito Constitucional, Miro Teixeira, pelo membro do mesmo grupo Paulo Horn e pelo representante da Casa de Montezuma em Minas Gerais, Cláudio Pinho.
Responsável por saudar a presidente do IAB, Paulo Horn falou da longa amizade de ambos e da admiração por Cortez, que atua de forma dedicada à defesa dos direitos trabalhistas. “Ela é uma pessoa que sempre dá oportunidade a todos e não faz uma presidência pessoal do IAB. O trabalho dela é voltado aos consócios e à sociedade, de forma democrática e sempre de portas abertas”, afirmou o advogado.
Já Ana Tereza Basilio foi saudada por Cláudio Pinho, que destacou a importância da liderança feminina na organização da advocacia fluminense. “A trajetória dela a trouxe até aqui. E não foi simples, nem trivial. Desde o primeiro dia ela materializa esse caminho. Nós vivemos na OAB/RJ uma continuidade disruptiva, onde mesmo sucedendo um grupo anterior, Ana trouxe inovações para que alcancemos voos mais altos”, elogiou.