Segunda, 27 Dezembro 2021 13:41

Nota de pesar - Francisco Ernando Uchôa Lima 

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) manifesta profundo pesar pela morte, aos 89 anos, do consócio Francisco Ernando Uchôa Lima, ocorrida em Fortaleza (CE), onde o seu corpo foi cremado nesta segunda-feira (27/12). O advogado ingressou no IAB em 1995, ano em que assumiu a presidência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), tornando-se até hoje o único cearense a ocupar o cargo. O CFOAB decretou luto oficial de três dias. Francisco Ernando Uchôa Lima era casado com Regina Uchôa e não teve filhos. 
Formado pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1959, Francisco Ernando Uchôa Lima presidiu a OAB/CE nos triênios 1989/1991 e 1991/1993. O criminalista também teve atuação de destaque no magistério e na política, tendo exercido os cargos de senador da República, secretário estadual de Justiça e Cultura e conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará.  

Uchôa Lima era membro da Academia Cearense de Letras e foi agraciado com a Medalha Advogado Padrão da OAB/CE, a Medalha José de Alencar e o Troféu Sereia de Ouro. Dentre os seus livros publicados estão A palavra e o tempo, Ação democrática, Hamlet - louco ou simulador?, A OAB e o Judiciário e Ideias e perfis.