Gestão Rita Cortez

2025/2028

Instituto dos Advogados ganha 11 novos associados nesta quinta-feira

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Adilson Pires, Thayane Sarges, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

Em sessão plenária extraordinária, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) ganhou 11 novos integrantes nesta quinta-feira (6/11). Thayane Ataide Ferraz Sarges, Ivan Simões Garcia, Luiz Cláudio Marques Pereira, Isabelli Maria Gravatá Maron, Bruno Miguel Drude, Claucir Conceição Costa, Carlos Nicodemos Oliveira Silva, Marcio Guimaraes Barroso, Mariana Balaciano e Leonardo da Silva Sant’Anna tomaram posse como membros efetivos, enquanto Dário Manuel Lentz de Moura Vicente passa a fazer parte da entidade como associado honorário. Todos receberam as boas-vindas da presidente nacional da Casa de Montezuma, Rita Cortez, que conduziu a solenidade.

A primeira a ler o compromisso de posse foi Thayane Sarges, indicada pelo presidente da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, Adilson Pires, e pelo consócio Alexandre Ayres. Ela é mestre em Jurisdição Administrativa pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Advocacia Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). “É uma jovem advogada, mas já tem trajetórias acadêmica e profissional brilhantes”, disse Adilson.

Thayane fará parte das Comissões de Direito Financeiro e Tributário e de Saneamento e Recursos Hídricos. Em sua fala, ela afirmou que quer honrar, com sua atuação, os grandes juristas que já fizeram parte da Casa de Montezuma. “Estou muito entusiasmada por estar aqui, sobretudo na liderança de uma mulher”, ressaltou.

Sérgio Ulpiano

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Dário Manuel Vicente foi indicado pelo consócio Sérgio Ulpiano e pela 1ª vice-presidente do IAB, Adriana Brasil Guimarães. Ex-aluno do empossado, Sérgio falou da admiração pelo mestre e da importância de seu trabalho: “A admissão do professor é mais uma forma de reforçar nossos compromissos com a excelência jurídica porque sua obra acadêmica o precede”.

Dário Manuel Vicente

Em seu agradecimento, Dário Manuel ressaltou: “É uma honra fazer parte de uma instituição tão antiga. Espero dar minha modesta contribuição para o trabalho do instituto, sobretudo nas comissões que integrarei”. O professor dará reforço aos trabalhos das Comissões de Direito Internacional e de Mediação, Conciliação e Arbitragem.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Adilson Pires, Rogério Borba, Bruno Miguel Drude, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

Já a Comissão de Direito Financeiro e Tributário passa a contar com a presença de Bruno Miguel Drude, indicado por Adilson Pires e pelo diretor de Publicações, Rogério Borba. “É um orgulho muito grande tê-lo no escritório e agora aqui no IAB. Recebemos um excelente profissional, um ótimo acadêmico e um orador brilhante”, elogiou Adilson.

Colega de docência do empossado, que leciona no Centro Universitário Carioca (UniCarioca), Rogerio afirmou que é uma “testemunha da seriedade e do compromisso empenhados por Bruno em suas contribuições ao meio jurídico”. O novo consócio agradeceu aos colegas pela oportunidade de integrar a Casa de Montezuma. “É excepcional fazer parte do IAB. Ingresso com o objetivo de contribuir o máximo possível com o estudo da advocacia”, completou.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Aderson Bussinger, Carlos Nicodemos, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

A presidente do IAB e o diretor adjunto do Centro de Memória do Instituto, Aderson Bussinger, foram os responsáveis pela indicação de Carlos Nicodemos. Ele é especialista em Direitos Humanos pela Universidad Complutense de Madri (Espanha). Ao saudá-lo, Aderson falou da importância de renovar os quadros da instituição jurídica mais antiga das Américas. “Toda vez que entra um novo membro temos a certeza que nosso Instituto terá continuidade”, afirmou.

Com a promessa de entrada arejada há muito tempo, Carlos Nicodemos celebrou a concretização de sua posse. “Recebo com muita humildade ingressar nos quadros do Instituto. Pode ter sido tardia minha entrada, mas é caminhando que se faz o caminho e, agora, aqui estou”, afirmou o novo integrante da Comissão de Direito e Políticas Públicas.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Marcio Lopes Cordero, Diogo Medina Maia, Ivan Simões Garcia, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Uerj, Ivan Simões Garcia teve sua indicação assinada pela consócia Monica Alexandre e pelo presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Diogo Medina Maia, que o saudou. “Ele é um notável no Direito do Trabalho. Com currículo de destaque, sua chegada no IAB muito nos envaidece”, elogiou.

Ivan, que é doutor em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), fará parte das Comissões de Direito do Trabalho e de Direito Coletivo do Trabalho e Direito Sindical. “Minha pequena e humilde contribuição eu empresto a partir de agora ao Instituto, para que reflitamos e possamos apresentar reflexões que ajudem a superar as fragilidades sociais”, disse em seu discurso.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Diogo Medina Maia, Monica Alexandre, Luiz Cláudio Marques Pereira, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

Monica Alexandre e Diogo Medina Maia também indicaram Luiz Cláudio Marques Pereira, advogado trabalhista com 33 anos de experiência. “Ele é admirado pela postura, ética e equilíbrio, além da capacidade de conciliar técnica com humanidade”, contou a indicante. Já Diogo definiu o colega como “um advogado militante da Justiça do Trabalho, experiente e competente, com uma formação ética exemplar”.

Novo integrante da Comissão de Direito do Trabalho, Luiz Cláudio se definiu como um “advogado raiz” e ressaltou o orgulho de sua área de atuação. “Ingressar no IAB é mais que uma conquista pessoal, é um chamado ao dever para o aprimoramento da sociedade e do nosso ordenamento jurídico”, celebrou.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Alexandre França Bastos, Diogo Medina Maia, Isabelli Maria Maron, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

O quadro de trabalhistas do IAB também ganhou o reforço de Isabelli Maria Maron, indicada por Diogo Medina Maia e Alexandre França Bastos, que foi aluno da empossada. “Tenho orgulho de cada lição que aprendi com ela. Hoje, o Instituto recebe um grande nome da área trabalhista”, afirmou. Doutoranda em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie, a professora e advogada teve seu currículo elogiado por Diogo.

Em seu discurso, Isabelli Maria se disse orgulhosa por compor uma Casa que tem protagonismo feminino. “É importante que a gente divida tudo que estudamos porque o que podemos deixar de legado é a perpetuação do nosso trabalho”, defendeu a advogada, que também integrará a Comissão do Direito do Trabalho.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Monica Alexandre, Marcio Lopes Cordero, Marcio Barroso, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

Na mesma área de atuação, foi empossado por indicação do presidente da Comissão de Direito Coletivo do Trabalho e Direito Sindical, Marcio Lopes Cordero, o advogado Marcio Barroso. O consócio Henrique Lopes de Souza também é padrinho do novo membro. “Ele tem um trabalho de destaque, com 15 anos de atuação sindical, por isso sua presença aqui é muito importante”, afirmou Marcio Cordero.

A importância da presença de juristas negros no Instituto dos Advogados foi destacada na saudação feita por Monica Alexandre: “Seja muito bem-vindo a esta Casa, que foi fundada por um homem preto também. Ela vai lhe acolher em seus projetos e desejos de contribuição”. Marcio Barroso, que integrará o grupo dedicado ao estudo do Direito Sindical, afirmou: “Reafirmo com esta posse meu compromisso com os princípios que regem a nossa Constituição, reconhecendo o Direito como pilar da estabilidade institucional”.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Ilan Leibel Swartzman, Claucir Costa, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

O diretor da Escola Superior do IAB (Esiab), Ilan Leibel Swartzman, e Rita Cortez indicaram Claucir Costa, que fará parte das Comissões de Direito do Consumidor e de Direito Empresarial. “Ele é corajoso e segue em frente, apesar das adversidades, com honra e convicção. Precisamos de advogados com essa garra no nosso Instituto”, disse Ilan.

“Meu coração transborda felicidade e gratidão”, sublinhou Claucir, ao iniciar seu primeiro discurso como membro do IAB. “Que Deus me mantenha são e ativo, para que eu possa contribuir neste templo do saber jurídico e para que tenhamos a felicidade de ver um País melhor”, declarou.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Rogerio Borba, Mariana Balaciano, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

Elogios à competência de Mariana Balaciano foram destaque na saudação de Rogerio Borba, responsável pela indicação da advogada: “Ela une conhecimento, garra e dedicação ao Direito em um espírito de coletividade. Além disso, é muito responsável, apesar da juventude”. A empossada, que passa a integrar as Comissões de Mediação, Conciliação e Arbitragem e de Direito Financeiro e Tributário, se disse honrada pela posse. “Aqui, quero ampliar o olhar sobre os desafios jurídicos deste tempo e fortalecer meu compromisso com a ética”, completou.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Vitor Sardas, Leonardo Sant’Anna, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

O último a ser empossado foi Leonardo Sant’Anna, professor associado de Direito Comercial da Uerj e parceiro do IAB na realização de congressos nessa área. “Ele está vindo para ser mais uma voz harmoniosa, e já trabalha pelo Instituto mesmo antes de ingressar”, disse o presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Vitor Sardas, que o indicou. O empossado destacou que sua filiação tem como objetivo “contribuir para a manutenção do alto grau de conhecimento da Casa de Montezuma”.

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live