Gestão Rita Cortez

2025/2028

Celebração dos 49 anos do TRT-PR é prestigiada por diretor do IAB

Da esq. para a dir., Ney José de Freitas, Célio Horst Waldraff e Paulo Fernando Pinheiro Machado

A cerimônia principal em comemoração aos 49 anos do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) foi marcada pela celebração da força da Justiça do Trabalho e da sua relevância para a sociedade. Na ocasião, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi representado pelo diretor responsável pelas Relações Internacionais da entidade, Paulo Fernando Pinheiro Machado. O evento aconteceu no auditório do plenário Pedro Ribeiro Tavares, na sede do Tribunal em Curitiba, nesta sexta-feira (19/9), quando 29 personalidades foram homenageadas com a Ordem das Araucárias.

Entre os agraciados, estavam o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Mascarenhas Brandão, procuradoras(os), advogadas(os) e servidoras(es). A Comenda é entregue em reconhecimento a pessoas que tiveram uma atuação destacada na defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Humanos. O presidente do Tribunal, desembargador Célio Horst Waldraff, apresentou um breve histórico da Justiça do Trabalho no Brasil, destacando a Constituição de 1932, que criou esse ramo do Judiciário. Essa Constituição representa “a fina flor do constitucionalismo social”.

O magistrado falou que, desde a sua criação, a Justiça do Trabalho convive com momentos de luz e momentos sombrios, em razão das próprias circunstâncias históricas que cercaram o percurso do país ao logo do século XX e do século XXI. Sobre o futuro, com as novas tecnologias que criam formas inéditas de relações laborais, o presidente do TRT-PR frisou que o Direito do Trabalho sempre conviveu com o impacto das tecnologias.

“O Direito do Trabalho é filho da evolução tecnológica. Não é à toa que ele surge na época da Revolução Industrial, em meados do século XIX, tendo convivido no curso de sua história com a necessidade de adaptação às modificações tecnológicas. Essas demandas contemporâneas decorrentes da ‘plataformização’, da ‘uberização’, das novas formas digitais de prestação de serviços não são novidades para nós. Temos todas as condições de recepcionar essas inovações e de tratá-las de maneira muito adequada, com dignidade e justiça a todos os envolvidos”, disse Waldraff.

Na plateia, autoridades advogadas(os), servidoras(es) e familiares dos homenageados prestigiaram a cerimônia. O evento também foi prestigiado pelo consócio do IAB Célio Pereira de Oliveira Neto, que, junto a Paulo Fernando Pinheiro Machado, foi recebido calorosamente pelo ex-presidente do TRT-PR Ney José de Freitas, ocupante da cadeira 7 da Acade­mia Paranaense de Letras (APL) – representada também no evento pelo seu ex-presidente Ernani Buchmann.

Na mesa de honra, juntamente com o desembargador Célio, estavam a ministra do TST Morgana de Almeida Richa, representando o presidente do TST; o procurador-geral do trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Osório Moraes Panza; o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra IX), juiz Daniel Roberto de Oliveira; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), Patrícia Blanc Gaidex; e a conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR), Roberta Abagge Santiago.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-PR.)

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live