Gestão Rita Cortez

2025/2028

Vera Regina de Andrade se torna a primeira mulher associada benemérita do IAB

Vera Regina Pereira de Andrade

“Me sinto investida de uma responsabilidade geracional e de uma representatividade feminina inédita”, afirmou Vera Regina Pereira de Andrade ao tomar posse como membro benemérito do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ela é referência nacional na área da criminologia e já integrava a entidade como associada honorária desde 2021. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (17/12) durante a sessão plenária da Casa de Montezuma, conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez.

Da esq. para a dir., Roberta Duboc Pedrinha, Simone Schreiber, Marcia Dinis, Vera Regina Pereira de Andrade, Bernardo Gicquel, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

A honra em receber a primeira mulher associada benemérita do Instituto foi ressaltada por Cortez: “Receba esse título como um agradecimento pelo seu saber e pela sua dedicação ao IAB”. Além de Vera Regina, apenas outros cinco juristas compõem o quadro de membros beneméritos da Casa de Montezuma. São eles: Raul Zaffaroni, Bernardo Cabral, José Geraldo de Souza Júnior, Silvio de Almeida e Boaventura de Sousa Santos.

Da esq. para a dir., Rita Cortez e Vera Regina Pereira de Andrade

Reconhecida como uma das principais expoentes da criminologia crítica no Brasil, Vera Regina Pereira de Andrade foi indicada ao posto pela diretora Cultural e de Atividades Artísticas do Instituto, Marcia Dinis, que celebrou a ocasião: “A trajetória dela é antes de tudo uma afirmação luminosa do sentido público do Direito”.

A indicante também destacou a importância acadêmica de Vera Regina, que atua na difusão de reflexões sobre o sistema penal, o encarceramento e a seletividade punitiva, especialmente a partir de uma perspectiva feminista e de direitos humanos. “Sua obra compõe um arco crítico que une elegância de linguagem, firmeza de princípios e atenção às evidências empíricas, formando gerações de pesquisadores no Brasil e no exterior”, afirmou Marcia.

Da esq. para a dir., Simone Schreiber, Marcia Dinis e Vera Regina Pereira de Andrade

Vera Regina, que faz parte da Comissão de Criminologia do IAB, também foi saudada por José Geraldo de Souza Júnior e Nilo Batista. “Sem perceber, ela abriu para outras mulheres portas do pensamento crítico e da ousadia de ocupar espaços que historicamente não lhes foram concedidos”, disse José Geraldo. Já Nilo, que enviou um vídeo exibido na solenidade, destacou a competência da jurista: “Vera é a mola propulsora do pensamento criminológico no País e mãe de inúmeros professores”.

Autora de livros, capítulos e artigos científicos amplamente citados na literatura jurídica e sociológica, a empossada ressaltou o orgulho de contribuir com as atividades do Instituto. “Este momento é um retorno recebido por uma vida dedicada à academia. Prometo honrar o legado desta Casa”, completou.

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live