
O presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva, elogiou a carta dirigida pelo jurista gaúcho Lenio Streck (foto) ao ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça, em que ele critica o magistrado por ter lançado uma enquete em sua conta no Twitter sobre a possibilidade de uma intervenção militar no Brasil. “Esse fato é de arrepiar! Lenio Streck é nosso ilustre confrade e dá uma lição de cidadania e respeito à democracia. Vale a pena compartilhar sua carta”, afirmou Técio.
“Como um Ministro, que estudou, que é bem pago pela população, que tem o carinho dos funcionários e dos advogados, pode chegar a pensar que é viável uma consulta acerca de intervenção militar?”, questiona Lenio Streck. E acrescenta: “O senhor chega – ou chegou – a cogitar isso? Na sua leitura, os militares podem intervir? Ou o senhor sempre soube que uma intervenção militar é golpe?”. Para o advogado, não há explicação para a enquete proposta. “Entristece-me pensar que uma pergunta desse quilate pudesse ainda ser feita”, diz ele, ressaltando que “o país vive tempos difíceis”.
O ministro Og Fernandes sofreu críticas nas redes sociais por sua iniciativa, mas explicou que apenas usou a mídia social para promover a consulta, “sem querer induzir ninguém”.