Com seus primeiros passos no Direito dados nas aulas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, foi lembrada do início de sua carreira jurídica nesta segunda-feira (17/11). Durante a Celebração dos 90 anos da Faculdade de Direito da instituição, realizada no Teatro Odylo Costa, no Rio de Janeiro, ela recebeu, junto com outros ilustres agraciados, a medalha cunhada em homenagem à data.
“Uma volta ao passado, para lembrar da vida acadêmica e, principalmente, dos tempos de resistência à ditadura militar, quando estive à frente do Centro Acadêmico Luís Carpenter de Direito (Calc), que presidi durante dois anos”, lembrou a advogada, que se especializou em Direito do Trabalho e tem se dedicado à vida associativa em entidade jurídicas de prestígio.
Na ocasião festiva, também houve a apresentação do Coral da Uerj, homenagens à comunidade acadêmica, fotografia oficial dos docentes, coquetel de confraternização e lançamento da obra, com 10 volumes, Coleção Direito e novas tecnologias. O livro tem coordenação do diretor-geral da Escola de Magistratura Regional Federal (Emarf), desembargador federal Aluisio Mendes, coautor do volume de Direito Processual.
Na mesa da homenagem estavam o diretor e o vice-diretor da Faculdade de Direito da Uerj, Carlos Edison do Rego Monteiro Filho e Cleyson de Moraes Mello, respectivamente; os ex-reitores Ricardo Lodi e Afonso Celso; agraciados com a medalha comemorativa; os professores da Uerj Paulo César Pinheiro Carneiro e José Roberto Castro Neves; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) José Muiños Piñeiro Filho e o ex-deputado Otávio Leite.
Fundada em 1935, a Faculdade de Direito da Uerj é uma das mais antigas e prestigiadas escolas jurídicas do País. Ela formou grandes advogados e magistrados, como os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, além do ex-procurador da República e professor Daniel Sarmento.