Assista no canal da Seccional no YouTube, a partir das 10h desta sexta-feira (30/7), à nova edição do programa #OABRJ Debate, em que a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participa da entrevista com o diretor de teatro Amir Haddad. No programa, apresentado pelo jornalista José Júnior, o diretor fala sobre a situação da cultura no Brasil. “Nunca a cultura esteve tão mal como agora, embora ela jamais tenha estado bem no País, pois os governos nunca a trataram como prioridade”, afirma o teatrólogo, que acrescenta: “Ao mesmo tempo, a vida cultural melhora quando a crise é mais forte, pois a cultura é uma resposta às nossas necessidades mais profundas”. Rita Cortez diz que “os movimentos culturais são atos de resistência, o que os torna movimentos políticos”.
Amir Haddad dirige a peça Re-Acordar, que o seu grupo teatral encenará virtualmente na comemoração dos 178 anos do IAB, no dia 11 de agosto, às 16h30, no canal TVIAB no YouTube. A peça conta a história dos integrantes do elenco do Teatro Universitário Carioca (Tuca), fundado em 1966, e as suas experiências com a ditadura militar, a prisão e o exílio. O texto entremeia poemas de O coronel de Macambira, de Joaquim Cardozo, encenado pelo Tuca em 1967, com reflexões e relatos dos atores sobre as últimas décadas.
Também participam do programa como entrevistadores o diretor de Comunicação da OAB/RJ, Marcus Vinicius Cordeiro, e o diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional, Aderson Bussinger.