A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou do II Colóquio de Mediação, realizado no auditório do Curso Ibeu, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (16/10). No encontro, foi debatido o acesso à justiça e a produção da subjetividade humana.
Além de Rita Cortez, estiveram na mesa de abertura a diretora estadual da Associação Brasileira de Advogados do Rio de Janeiro (ABA-RJ), Eliane Molinaro, e as presidentes das Comissões de Gestão Positiva de Conflitos da ABA/RJ, Tatiana Penna, e da Comissão de Direito Médico da ABA Nacional, Carolina Mynssen.

Da esq. para. a dir., Eliane Molinaro, Tatiana Penna e Rita Cortez
Os painéis do colóquio refletiram sobre as transformações subjetivas do homem e a relação com as formas contemporâneas de resolução consensual de conflitos e apontaram para uma mudança na relação do indivíduo com o cuidado de si, a partir das novas formas relacionais.

O encontro reuniu profissionais da Mediação, do Direito e da Psicologia, além de diversas comissões temáticas de associações de advogados. O diretor da Escola Superior do IAB (Esiab), Ilan Swartzman, também esteve no encontro. Representando a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Carla Maria Alcofra foi uma das convidadas especiais do evento.