O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi representado pelo membro do Comitê Executivo da Inter-American Bar Association (Iaba), Claudio Gómara, nas atividades da Federação Interamericana de Advogados (FIA) realizadas em Lima, no Peru, na última quarta-feira (12/11). A programação incluiu a Reunião do Conselho, a Assembleia Extraordinária e o encontro final destinado às entidades jurídicas do continente.
Na quarta, foi realizada a Assembleia Extraordinária, convocada exclusivamente para a ratificação da ata do Congresso da FIA realizado em São Paulo no mês de junho deste ano. Já na quinta-feira (13/11), ocorreu a Reunião do Conselho, que seguiu a pauta estabelecida pela FIA.
Ainda durante a programação, o IAB participou da reunião das entidades jurídicas, realizada na sexta-feira (14/11) pela manhã. Na ocasião, Gómara apresentou o Instituto, destacando sua condição de mais antiga entidade jurídica do País, enquanto o presidente da FIA, Edson Miranda, expôs a atuação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O encontro contou com intervenções de representantes de diversos países e instituições, entre eles, República Dominicana, Paraguai — que recordou o criador do Comitê, Ángel Bruno —, Bolívia e Federação Argentina de Advogado.

Claudio Gómara
Durante a estada em Lima, o representante do IAB recebeu ainda reconhecimentos institucionais. A Prefeitura de Miraflores concedeu certificado a Claudio Gómara por sua destacada trajetória profissional e contribuição ao fortalecimento do estado de direito e da democracia. Além disso, o Ilustre Colegio de Abogados de Lima Sur aprovou resolução que o reconhece como Visitante Distinguido, ressaltando sua atuação acadêmica, profissional e sua contribuição à prática jurídica internacional.