Gestão Rita Cortez

2025/2028

Representante do IAB participa de solenidade de entrega do Troféu Raça Negra 2025

A solenidade de entrega do Troféu Raça Negra 2025, realizada em São Paulo nesta terça-feira (18/11), contou com a presença do presidente da Comissão de Educação e Relações Universitárias do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Tarcizo Roberto do Nascimento, que representou a entidade na ocasião. A honraria promovida pela Universidade Zumbi dos Palmares é considerada uma das mais importantes do País dedicadas ao reconhecimento de personalidades que contribuem para a inclusão, valorização e empoderamento da população negra.

Tarcizo Roberto do Nascimento

“O trabalho desenvolvido no Instituto está diretamente alinhado à inclusão, ao acesso ao conhecimento e à ampliação de oportunidades para a população negra. Estar presente nesse evento reforça nosso compromisso com a educação e com o reconhecimento da força e da história do povo negro no Brasil”, declarou Nascimento.

Criado em 2000, o Troféu Raça Negra reconhece personalidades que impactam de maneira decisiva a visibilidade da população negra. A edição de 2025 prestou tributo à cantora e compositora Leci Brandão e contou com direção artística de Eliane Dias e direção musical de Walmir Borges. O presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge Rodrigues, também esteve presente na cerimônia.

Leci Brandão fez um discurso marcante. A artista iniciou com saudações inclusivas, reverenciando diferentes crenças e ancestralidades. “O Prêmio Raça Negra é um importante reconhecimento cultural, prêmio que valoriza personalidades e instituições que se destacam na promoção da cultura negra brasileira”, disse.

Na ocasião, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, também foi homenageada com a honraria. Ao subir ao palco, Margareth Menezes lembrou sua trajetória como cantora e a importância da relação com o público ao longo da carreira. A ministra destacou o significado de ter sido, novamente, reconhecida pela premiação. “Esse prêmio reforça que nossas vozes seguem ecoando e transformando o Brasil pela arte, pela cultura e pela presença negra que constrói este País todos os dias”, celebrou.

A cerimônia de premiação contou com a presença do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, que reforçou a importância da energia coletiva para a celebração. “A noite em que nós nos reunimos para celebrar a trajetória da nossa diva e da nossa rainha Leci Brandão”, afirmou.

A premiação reuniu personalidades de destaque em áreas como cultura, gestão pública, direito e empreendedorismo. Entre os homenageados estiveram Adilson José Moreira, Alexandre Magno (Nenê), Diego Barreto, Dodô (Grupo Pixote), Luana Ozemela, Maria Ângela de Jesus, Samantha Almeida, Talíria Petrone e Tarciana Medeiros, além de Margareth Menezes.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo Federal.)

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live