Gestão Rita Cortez

2025/2028

Promotora, delegado e mediadora tomam posse como membros da Casa de Montezuma

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Mônica Alexandre Santos, Roberta Rosa Ribeiro, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

O quadro associativo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) ficou mais diverso com a posse da promotora de Justiça Roberta Rosa Ribeiro e do delegado Fábio Almeida Pedroto, como associados honorários, e da mediadora Andrea Gil Viegas Fernandes, como membro efetivo. Eles foram recebidos na Casa de Montezuma na sessão plenária desta quarta-feira (4/2), conduzida pela presidente nacional da entidade, Rita Cortez.

A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Roberta Rosa Ribeiro é a nova integrante das Comissões de Criminologia e Igualdade Racial. Indicada pela consócia Mônica Alexandre Santos, ela foi exaltada por sua excelência intelectual e por ser mais uma jurista negra a compor os quadros da Casa. “Recebê-la é um ato de reconhecimento a uma trajetória de rigor acadêmico e entrega social”, enfatizou a indicante.

A consciência da responsabilidade que a posse representa foi marcada no discurso de Roberta, cujo currículo inclui especializações em Direitos Humanos e em Mediação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Candido Mendes (Ucam). “Assumo este lugar com humildade diante da história que me precede e com a firmeza de contribuir com os compromissos institucionais desta Casa ”, disse a promotora.

Roberta Duboc Pedrinha

A presidente e o membro da Comissão de Criminologia, Roberta Duboc Pedrinha e Ricardo Genelhú, respectivamente, foram os responsáveis pela indicação de Fábio Pedroto. O delegado atua na Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, tem mestrado em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha e também é professor de Direito Penal. “Será uma alegria recebê-lo porque o Fábio tem um olhar humanista e sua trajetória é acompanhada pela defesa dos mais vulneráveis”, afirmou Roberta.

Ricardo Genelhú

Os elogios foram reiterados por Ricardo, que definiu o delegado como um profissional ético: “Mesmo estando na polícia ele nunca se acovarda de assumir uma posição humanista. Fábio é combativo e nunca se acovarda”. O empossado irá reforçar a Comissão de Criminologia e ressaltou a profunda gratidão em integrar o IAB. “O Instituto, em sua grandeza, compreende a verdade da importância da segurança dos direitos”, completou o delegado.

Fábio Pedroto

Advogada, mediadora e mestranda em Sistemas Alternativos de Resolução de Conflitos pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora (Argentina), Andrea Viegas tem atuação no Direito de Famílias e Sucessões. Ela foi indicada ao IAB pela diretora da Câmara de Mediação de Conflitos, Carla Alcofra, que elogiou a dedicação e o comprometimento da empossada: “Andrea vem se consolidando no mercado como uma mediadora decidida, pautada pela ética e decisões equilibradas”.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Carla Alcofra, Andrea Viegas, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

O compromisso com a busca pela resolução de conflitos foi destacado no discurso de Andrea, cuja fala exaltou a felicidade em estar no Instituto dos Advogados. “Recebo este momento com gratidão e profundo respeito à história desta Casa. Integrar o IAB é assumir a responsabilidade de contribuir com a defesa do Direito”, afirmou ela, que fará parte da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem.

 

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live