Gestão Rita Cortez

2025/2028

Procurador do Rio e advogado criminalista tomam posse na Casa de Montezuma

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Humberto Adami, Arícia Fernandes Correia, Daniel Bucar Cervasio, Adriana Brasil Guimarães e Edmée da Conceição Cardoso

O procurador-geral do município do Rio de Janeiro, Daniel Bucar Cervasio, e o criminalista João Paulo Orsini Martinelli tomaram posse no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Nesta quarta-feira (17/9), o primeiro, que é da capital fluminense, e o segundo, de São Paulo, passaram a ser membros efetivos da Casa de Montezuma. A solenidade aconteceu durante a sessão plenária da entidade, conduzida pela 1ª vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães.

Daniel Cervasio foi indicado pelo consultor da Comissão de Igualdade Racial, Humberto Adami Santos Junior, e pela consócia Arícia Fernandes Correia. A qualidade técnica do empossado foi destacada: ele é doutor e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Direito Civil pela Università degli Studi di Camerino (ITA). “Desejo muita felicidade no Instituto para nosso novo confrade. Seja bem-vindo”, disse Adami.

Já Arícia sublinhou que Daniel é mais do que um procurador: “Temos um grande gestor da casa jurídica desta cidade. Ele não estaria no seu segundo mandato se não tivesse revolucionado a forma como a advocacia pública municipal está sendo tratada”. Novo membro das Comissões de Direito Civil e de Direito de Família e Sucessões, o procurador-geral do Rio afirmou que está animado para participar das atividades do IAB. “Vou aprender muito e poder trazer meu conhecimento para os debates. É uma grande emoção estar aqui”, enfatizou.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, João Paulo Martinelli, Adriana Brasil Guimarães e Edmée da Conceição Cardoso

As boas-vindas a João Paulo Martinelli foram dadas por seu indicante, o presidente da Comissão de Direito Penal, Christiano Fragoso. Segundo ele, o novo associado trará conhecimentos muito úteis para a Casa de Montezuma, já que é um dos mais relevantes autores de livros jurídicos penais e mestre e doutor na área pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. “Ele tem todo o perfil para ser um membro do Instituto e é uma satisfação propor a sua entrada”, elogiou Christiano.

Christiano Fragoso

O criminalista dará reforço aos trabalhos das Comissões de Direito Penal e de Inteligência Artificial e Inovação. Em seu discurso, ele contou que entrar no IAB sempre foi um objetivo profissional, já que a entidade é composta por juristas de grande relevância. “Espero poder contribuir e aprender com os trabalhos desenvolvidos aqui. Tenho muito interesse em compartilhar ideias com todos os colegas”, completou.

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live