Gestão Rita Cortez

2025/2028

Presidente e diretor do IAB comparecem à Outorga da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho

A presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, compareceu à solenidade de Outorga das Comendas da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) nesta quinta-feira (13/11). Na cerimônia, que aconteceu no Palácio Gustavo Capanema, foram condecorados com a honraria personalidades que se destacaram em atividades realizadas em prol da Justiça do Trabalho ou por relevantes serviços à cultura jurídica. O evento também foi acompanhado pelo diretor de Comunicação do IAB, Marcus Vinicius Cordeiro, que, assim como Cortez, se dedica ao Direito do Trabalho.

Entre os condecorados, estão o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antônio Saldanha Palheiro; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Bastos Balazeiro; a deputada estadual e secretária municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, Martha Rocha; a deputada federal Soraya Alencar dos Santos e o professor universitário João Candido Portinari, filho do artista plástico Candido Portinari, cujas obras ornamentam o Palácio Capanema.

Da esq. para a dir., Rita Cortez, Cristina Kaway Stamato, Marcus Vinícius Cordeiro e Felipe Santa Cruz

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Bastos Balazeiro disse estar lisonjeado pelo recebimento da comenda. “Com muita responsabilidade seguimos, junto ao regional da 1ª Região, entregando uma prestação jurisdicional célere, efetiva e concreta, na defesa dos direitos sociais e na pacificação das relações de trabalho”, destacou. Homenageado no grau comendador, o agente de Polícia Judicial Marlon Gonçalves Quaresma falou sobre a satisfação com o reconhecimento: “Na posição de agente de Polícia Judicial, estendo o mérito aos meus colegas e agradeço também a todo o corpo de agentes que nos treinaram”.

A funcionária terceirizada no TRT-RJ Silvia Cristina Marcolino falou do privilégio de receber a honraria, considerada, por ela, a coroação de um ano de grandes realizações alcançadas pelo Subcomitê Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, do qual faz parte. “A feira do empreendedorismo, as rodas de conversa com os terceirizados, a Estante Preta e tantas outras contribuições talvez tenham me credenciado para receber essa linda homenagem. São essas lembranças que nos permitem sonhar com uma mudança na sociedade, para que ela se torne mais justa e equânime”, concluiu.

A Ordem do Mérito Judiciário do TRT-RJ foi instituída em 2004 e é constituída de quatro graus: Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador. Cidadãos agraciados com a medalha, em qualquer grau, passam a compor a Ordem do Mérito Judiciário em dois quadros distintos: o ordinário, que possui efetivo limitado e é composto por brasileiros natos ou naturalizados; e o especial, ilimitado e composto por personalidades, autoridades e juristas estrangeiros, por membros da Ordem do Mérito que passarem à inatividade ou que concluírem seus mandatos e pelos que forem homenageados post mortem.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-RJ.)

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live