
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra poderão estabelecer parceria institucional para a realização de eventos acadêmicos. Em reunião nesta quinta-feira (29/2), em Portugal, o presidente da entidade, Sydney Limeira Sanches, e o vice-reitor da instituição de ensino, João Nuno Calvão da Silva, celebraram o sucesso do Colóquio Comemorativo dos 180 anos do IAB, que aconteceu na universidade na mesma data, e discutiram a possibilidade de realizar novos encontros. “A UC moldou o ensino e forjou o pensamento dos nossos fundadores e de muitos de nossos membros, havendo uma simbiose acadêmica que torna imperativa essa reconexão originária”, comentou Sanches.
O presidente do Instituto ainda lembrou que as duas instituições têm tradições próximas, com um laço histórico que pode fortalecer ainda mais as atividades acadêmicas do Instituto: “Nada mais simbólico do que retomar esses vínculos centenários no curso dos 180 anos do IAB. O encontro restaura os compromissos educacionais, com o estabelecimento de uma agenda continuada para a troca de conhecimentos e contribuições científicas em favor da comunidade jurídica lusófona e internacional, que irão ainda fortalecer o crescimento de nossa Escola Superior do IAB”.
João Nuno Calvão da Silva também ressaltou que eventos como o realizado na Universidade de Coimbra nesta semana, em que foram debatidos temas do Direito Empresarial por membros do IAB e professores da Faculdade de Direito, serão sempre bem-vindos na instituição.
Da esq. para a dir., Hetilene Tostes, Sérgio Tostes, Érica Guerra, Sydney Limeira Sanches, João Nuno Calvão da Silva, Fábio Böckmann e Alexandre de Soveral Martins
A reunião também contou com a presença do orador oficial do Instituto, Sérgio Tostes, da presidente da Comissão de Direito Empresarial do IAB, Érica Guerra, da consócia Hetilene Tostes, do professor associado à Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Alexandre de Soveral Martins e do membro da Comissão de Direito Empresarial do Instituto Fábio Böckmann Schneider, que estava representando o Conselho Federal da OAB.
Érica Guerra ressaltou que a expansão dos trabalhos do IAB para fora do território nacional é fundamental para a manutenção do intercâmbio de ideias entre juristas. “Com isso, poderemos trabalhar melhor os institutos jurídicos, contribuindo para uma maior efetividade dos debates”, declarou a advogada.