Pela destacada atuação à frente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a presidente nacional da entidade, Rita Cortez, foi agraciada com a Ordem do Mérito do Ministério Público Militar de 2025 no grau de Alta Distinção. A homenagem aconteceu nesta quarta-feira (12/11), na Procuradoria Geral de Justiça Militar, em Brasília (DF), e também foi concedida aos associados honorários Fábio Goulart Vilela e André Fontes. A honraria é destinada a personalidades e organizações que colaboraram para o fortalecimento da instituição e para a defesa da ordem jurídica e da cidadania.
A Ordem do Mérito do Ministério Público Militar (MPM) foi instituída em 1999 pelo Conselho Superior do MPM e é concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços. Os agraciados deste ano foram prestigiados por autoridades civis e militares, membros do Ministério Público brasileiro e representantes de instituições nacionais e estrangeiras. Em nome do IAB, estiveram a 2ª vice-presidente, Ana Amélia Menna Barreto, e a presidente e o vice-presidente da Comissão de Advocacia nos Tribunais Superiores e Órgãos de Controle, Fabíola Vianna Morais e Fabio Luiz Gomes, respectivamente.

Foto: Divulgação MPM
A solenidade também marcou um momento especial na história do MPM, que celebra 105 anos de atuação. Para registrar essa trajetória, foi exibido vídeo institucional retratando as origens do Ministério Público Militar, destacando os principais marcos da instituição desde sua criação em 1920.
Durante a cerimônia, foram agraciadas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, membros do Ministério Público, oficiais das Forças Armadas, representantes de entidades nacionais e estrangeiras, servidores do MPM e profissionais que contribuíram para o aprimoramento institucional. Também foram condecorados com a Insígnia da OMMPM, os estandartes do Hospital das Forças Armadas, do Comando da 3ª Região Militar e da Base Aérea de Brasília.

Da esq. para a dir., Ana Amélia Menna Barreto, Fabíola Vianna Morais, Fabio Luiz Gomes, Rita Cortez e André Fontes
Em seu pronunciamento, o chanceler da Ordem, procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, destacou que a Ordem do Mérito é a mais alta distinção concedida pelo MPM e simboliza um reconhecimento criterioso a pessoas e organizações que prestaram serviços relevantes ou demonstraram excepcional apreço à instituição. A comenda reforça valores como legalidade, independência funcional e compromisso com a missão constitucional do MPM.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do MPM.)