Jornadas duplas, obrigações familiares e pressões sociais tomam grande parte da rotina feminina. No entanto, a presidente da Comissão dos Direitos da Mulher do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Claudia Coelho, defende que o autocuidado deve ser prioridade, assim como políticas públicas que pensem na saúde feminina. A fala da advogada aconteceu durante o evento em alusão ao Outubro Rosa, mês de combate e conscientização sobre o câncer de mama, realizado na OAB/Méier (RJ) no dia 9 de outubro.
“Sem saúde, não há vida e não há dignidade, e nossa luta começa aí. E por isto, o Outubro Rosa pode ser considerado parte das políticas públicas voltadas para o Direito da Mulher, é um chamado à ação, porque do autocuidado nasce o amor próprio, a consciência de que cuidar de si mesma é também um ato de amor por todos que nos cercam. A campanha deste ano reforça que prevenir o câncer de mama é uma prioridade que não pode ficar em segundo plano”, afirmou a advogada.
No evento, promovido pela OAB Mulher Méier, foram realizadas palestras sobre temas como o empreendedorismo feminino e a importância do exame de toque, da mamografia e das consultas de rotina. Conduzido pela presidente da Subseção do Méier, Grácia Barradas, o encontro também contou com conversas com especialistas, dinâmicas e sessões de massoterapia.