Carioca radicada na Paraíba, Laura Taddei Alves Pereira Pinto Berquó foi indicada ao Instituto pelo desembargador federal do TRF da 2ª Região André Fontes, que é membro da Comissão de Filosofia do Direito, e pelo presidente Sydney Sanches. André Fontes a apresentou como “uma das personalidades mais marcantes que conheci no meio acadêmico”. Professora da Universidade Federal da Paraíba, ela se dedica a estudos sobre igualdade racial, direitos da mulher e dos povos originários. Segundo o desembargador, ela é também “uma das pessoas que mais conhecem os direitos das pessoas trans”.
Em sua primeira manifestação no plenário histórico, Laura Berquó, que escolheu fazer parte da Comissão de Direitos Humanos, disse: “Na Paraíba tive oportunidade de me desenvolver como advogada, como professora e de ingressar em lugares tão discriminados na nossa sociedade, como as religiões de matriz africana, de integrar os quadros do Conselho Estadual de Direitos Humanos e de presidir a Comissão de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa da OAB/PB. Espero poder trazer essa experiência para o IAB”.
Da esq. para dir., Jorge Rubem Folena, Michele Penha da Silva Araújo, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso
Paulo Cesar Rocha Cavalcanti Junior
Michele Penha da Silva Araújo, que ingressará na Comissão de Direito de Família e Sucessões, foi saudada virtualmente por Paulo Cesar Rocha Cavalcanti Junior, membro da Comissão de Direito Processual Civil, que a indicou. Ele afirmou que “a professora Michele Penha é uma estudiosa da ciência processual, uma docente ímpar que nos motiva a cada momento a nos aprofundarmos na qualidade técnica da própria docência”. Michele Penha manifestou desejo de contribuir para o IAB nas áreas acadêmica e de pesquisa. “Estou aqui para servir, contribuir e aprender com o IAB, que é a nossa casa desde 1843”, disse.
Renato Resende Beneduzi
Novo membro da Comissão de Direito Processual Civil, Renato Resende Beneduzi foi indicado pelo diretor coordenador do Setor Administrativo, Antônio Laért Vieira Júnior, e pelo presidente Sydney Sanches. Antonio Laért o saudou dizendo: “Renato já deveria estar nesta casa há muito tempo. É advogado com obras publicadas, obras de fôlego, densas, e estudou na Alemanha”. O indicante acrescentou que Renato Beneduzi é o atual presidente do Centro Dom Vital e que “passa a integrar a casa que é a fonte do Direito no Brasil”.
Antônio Laért Vieira Júnior
Ao agradecer a recepção, Renato Beneduzi disse: “É com orgulho e enorme senso de responsabilidade que ingresso nesta casa que, em seus quase 200 anos de existência, marcou de forma indelével a história do Direito e das instituições políticas do Brasil. Tenho muito orgulho em me tornar membro de uma instituição que permanece sempre vigilante na defesa da cidadania e do Estado de Direito no País”.