NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 22 Setembro 2022 01:34

Três novos membros efetivos tomaram posse na Casa de Montezuma nesta quarta-feira

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, André Fontes, Laura Taddei Alves Pereira Pinto Berquó, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, André Fontes, Laura Taddei Alves Pereira Pinto Berquó, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso

As comissões de Direitos Humanos, de Direito de Família e Sucessões e de Direito Processual Civil do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) ganharam novos membros nesta quarta-feira (21/9), com a posse das advogadas Laura Taddei Alves Pereira Pinto Berquó e Michele Penha da Silva Araújo e do advogado Renato Resende Beneduzi, em sessão plenária conduzida pelo presidente nacional do IAB, Sydney Sanches.

Carioca radicada na Paraíba, Laura Taddei Alves Pereira Pinto Berquó foi indicada ao Instituto pelo desembargador federal do TRF da 2ª Região André Fontes, que é membro da Comissão de Filosofia do Direito, e pelo presidente Sydney Sanches. André Fontes a apresentou como “uma das personalidades mais marcantes que conheci no meio acadêmico”. Professora da Universidade Federal da Paraíba, ela se dedica a estudos sobre igualdade racial, direitos da mulher e dos povos originários. Segundo o desembargador, ela é também “uma das pessoas que mais conhecem os direitos das pessoas trans”. 

Em sua primeira manifestação no plenário histórico, Laura Berquó, que escolheu fazer parte da Comissão de Direitos Humanos, disse: “Na Paraíba tive oportunidade de me desenvolver como advogada, como professora e de ingressar em lugares tão discriminados na nossa sociedade, como as religiões de matriz africana, de integrar os quadros do Conselho Estadual de Direitos Humanos e de presidir a Comissão de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa da OAB/PB. Espero poder trazer essa experiência para o IAB”.

Da esq. para dir., Jorge Rubem Folena, Michele Penha da Silva Araújo, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso

Paulo Cesar Rocha Cavalcanti Junior

Michele Penha da Silva Araújo, que ingressará na Comissão de Direito de Família e Sucessões, foi saudada virtualmente por Paulo Cesar Rocha Cavalcanti Junior, membro da Comissão de Direito Processual Civil, que a indicou. Ele afirmou que “a professora Michele Penha é uma estudiosa da ciência processual, uma docente ímpar que nos motiva a cada momento a nos aprofundarmos na qualidade técnica da própria docência”. Michele Penha manifestou desejo de contribuir para o IAB nas áreas acadêmica e de pesquisa. “Estou aqui para servir, contribuir e aprender com o IAB, que é a nossa casa desde 1843”, disse.

Renato Resende Beneduzi

Novo membro da Comissão de Direito Processual Civil, Renato Resende Beneduzi foi indicado pelo diretor coordenador do Setor Administrativo, Antônio Laért Vieira Júnior, e pelo presidente Sydney Sanches. Antonio Laért o saudou dizendo: “Renato já deveria estar nesta casa há muito tempo. É advogado com obras publicadas, obras de fôlego, densas, e estudou na Alemanha”. O indicante acrescentou que Renato Beneduzi é o atual presidente do Centro Dom Vital e que “passa a integrar a casa que é a fonte do Direito no Brasil”. 

Antônio Laért Vieira Júnior

Ao agradecer a recepção, Renato Beneduzi disse: “É com orgulho e enorme senso de responsabilidade que ingresso nesta casa que, em seus quase 200 anos de existência, marcou de forma indelével a história do Direito e das instituições políticas do Brasil. Tenho muito orgulho em me tornar membro de uma instituição que permanece sempre vigilante na defesa da cidadania e do Estado de Direito no País”.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173