Estiveram presentes ao ato, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Karina Contiero; a presidente do Instituto dos Advogados Rio Grande do Sul (IARGS), Sulamita Santos Cabral; o secretário-geral do IAB e coordenador das representações estaduais do Instituto, Jorge Rubem Folena; os representantes do IAB no Rio Grande do Sul, Paulo Joel Bender Leal e Carmela Grüne; o membro do conselho fiscal do IARGS Thiago Roberto David Sarmento Leite e o membro da Comissão de Direito Internacional do IAB Fabio Böckmann Schneider.
Lamachia destacou que a OAB estadual fica honrada em promover essa aproximação com o IAB. “Tenho dito que o contato com a advocacia me reenergiza, e com o IAB não é diferente. Temos muito respeito ao Instituto, bem como ao IARGS, por seus serviços prestados à advocacia, com grande produção teórica e trabalho voltado à manutenção de registros importantes da nossa profissão. Será uma honra termos, em nossa sede, o espaço físico com a representação estadual do IAB, para auxiliar em suas atividades”, afirmou ele.
O presidente do IAB ressaltou a boa receptividade que o IAB vem tendo em diversas seccionais da Ordem pelo Brasil e elogiou especialmente a OAB/RS, “por toda a sua tradição e sua trajetória de luta na defesa da advocacia, que foi o papel que o Instituto exerceu nos seus primeiros 90 anos”. O coordenador das representações estaduais acrescentou: “O acordo assinado com a OAB/RS reafirma a política de nacionalização efetiva do IAB; além de possibilitar um espaço no Rio Grande do Sul para reunirmos nossos associados e nos aproximarmos das demais instituições desse importante estado”.
Da esq. para a dir., Carmela Grüne, Fabio Böckmann Schneider, Sulamita Santos Cabral, Sydney Sanches, Jorge Rubem Folena e Paulo Joel Bender Leal (Foto: Jai T Junior)
A passagem de Sydney Sanches e Jorge Rubem Folena por Porto Alegre incluiu também uma visita oficial à sede do IARGS, onde foram recebidos pela presidente Sulamita Santos Cabral, e um almoço com alguns consócios do IAB no estado. Sobre o IARGS, Sydney Sanches disse que “a visita deu uma dimensão totalmente diferente ao trabalho que pretendemos desenvolver no Rio Grande do Sul por meio dos nossos representantes, Carmela Grüne e Paulo Leal”. Ele ressaltou que “a história do IAB e de sua relação com os institutos estaduais é uma história de companheirismo, de harmonia e luta comum, porque estamos todos caminhando num mesmo sentido”.