Quarta, 13 Novembro 2019 14:47

Rita Cortez prestigia homenagem a consócio no Salão Nobre da FND, no Largo do Caco

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou a mesa de honra na 5ª Festa Nacional da Liberdade, realizada pela Associação dos Antigos Alunos de Direito (Alumni) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Oscar Araripe, nesta terça-feira (12/11), no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito (FND), no Largo do Caco, no Centro do Rio. Na solenidade, por indicação de Rita Cortez, o ex-presidente da Comissão de Direito Ambiental do IAB e ex-aluno da FND Paulo de Bessa Antunes foi agraciado com a Medalha da Resistência Cidadã. “É com muito orgulho que recebo a comenda, e espero poder honrá-la”, afirmou o homenageado, que é doutor em Direito e professor associado da UniRio.
Rita Cortez falou sobre a entrega da comenda ao consócio. “Esta é uma homenagem muito justa, pois Paulo de Bessa Antunes foi o responsável por reabrir o Centro Acadêmico Candido Oliveira, o famoso Caco, da FND”, ressaltou. De acordo com a presidente, “a comenda é destinada àqueles que contribuem para construção do estado democrático de direito, oferecendo resistência aos retrocessos e ataques desferidos à democracia”. 

A advogada falou, também, sobre a presença constante do IAB nos eventos da Alumni. “O Instituto tem participado ativamente da realização desta bela festa, organizada pela Alumni, presidida por Paulo Horn, nosso consócio”, disse. A solenidade, conduzida por Horn, foi comemorativa aos 273 anos de nascimento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes; aos 128 anos da FND, aos 103 anos do Caco, aos 18 anos da Alumini e aos 12 anos da Fundação Oscar Araripe. 

Também integraram a mesa de honra os presidentes da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes, e o secretário-geral e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OABRJ, Álvaro Quintão. Compareceram à solenidade o membro do Conselho Superior do IAB Hariberto de Miranda Jordão Filho e o presidente da Comissão de Admissão de Sócios, Rogério Álvaro Serra de Castro. 
 
Da esq. para a dir., Hariberto de Miranda Jordão Filho, Paulo Horn, Paulo de Bessa Antunes, Rita Cortez e Rogério Álvaro Serra de Castro



Rita Cortez destacou que, além de Paulo de Bessa Antunes, vários consócios foram homenageados. Ela informou também que coube a Rosildo Bomfim, membro da Comissão de Direito do Trabalho do IAB, fazer a oração pelo aniversário de Tiradentes, e a Emerson Moura, vice-presidente da Comissão de Direito Administrativo, lançar a primeira edição da Revista Eletrônica da Alumni.