Terça, 05 Novembro 2019 16:35

Rita Cortez exalta ‘sororidade’, em evento na Emerj sobre a ocupação dos espaços de poder pelas mulheres

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou nesta segunda-feira (4/11), no auditório Antonio Carlos Amorim, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), do 1º Seminário A participação das mulheres nos Espaços de Poder. “O seminário coloca em foco a participação política das mulheres advogadas, professoras e as que ocupam funções nas chamadas carreiras jurídicas“, afirmou Rita Cortez, em sua palestra no painel dedicado à participação da mulher no espaço acadêmico. Ainda de acordo com a presidente do IAB, “participar deste evento organizado por entidades parceiras, como a Emerj e a Diretoria da OAB Mulher da Seccional, presidida por Marisa Gaudio, reafirma o espírito de união, solidariedade e, principalmente, sororidade”.
Rita Cortez disse ainda: “Reafirmo, aqui, a ideia de criarmos um observatório democrático de gênero, para fiscalizar e denunciar o descumprimento das leis que amparam as mulheres, garantindo, inclusive, participação na política”. Aberto pelo diretor-geral da Emerj, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, o evento foi organizado pelo Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e pelo Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (Nupegre) da Emerj, com o apoio do IAB, da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) e da OAB/RJ. As palestras também trataram da presença da mulher nas carreiras jurídicas e no setor privado. A conferência inaugural foi feita pela ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, do Superior Tribunal Militar (STM).

Compuseram a mesa de abertura, ao lado do diretor-geral da Emerj, o governador do Rio em exercício, Cláudio Castro; a presidente do Fórum Permanente e do Nupegre, juíza Adriana Ramos de Mello; a representante da Amaerj, juíza Márcia Succi; a juíza do TJSP Maria Domitila Prado Mansur (TJSP); a corregedora-geral do MPRJ, procuradora de Justiça Luciana Sapha Silveira; a vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio, e  Marisa Gaudio.

Palestras também foram ministradas pela ex-ministra-chefe da Advocacia Geral da União Grace Maria Mendonça, a juíza do Trabalho Mylene Pereira Ramos Seidl, a promotora de Justiça Gabriela Mansur, a defensora pública Paloma Araújo Lamego, a delegada Juliana Emerique, a diretora executiva da Dermage, Ilana Braun; a sócia do Banco Modal, Camile Meirelles Lavinas Savi, e as professoras Ana Lucia Sabadel, Giowanna Cambrone, Malvina Tania Tuttman e Luciana Nepomuceno.