Ele apresentou a homenageada como “uma figura absolutamente emblemática da advocacia carioca, pois não há ninguém no meio jurídico do Rio de Janeiro que não a conheça ou não goste dessa grande liderança da luta feminina e da defesa dos direitos sociais e do estado democrático de direito”. Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho esclareceu que “a entrega da medalha é o reconhecimento da ESA a pessoas que ajudaram a escola no desenvolvimento dos seus trabalhos ou contribuíram para o fortalecimento da advocacia em São Paulo ou no Brasil”. Rita Cortez elogiou a direção da ESA: “Parabenizo a diretoria pelo belo trabalho, pois sei que não é uma tarefa fácil conduzir uma instituição de ensino, porque temos feito muito pela nossa Escola Superior do IAB”.
A advogada trabalhista aproveitou o espaço para defender uma reação da sociedade brasileira aos graves problemas enfrentados pelo País. “Ao contrário do que temos visto, é preciso valorizar a ciência, a educação, a cultura e a arte, além de combater a pandemia da ignorância e da desinformação que atinge o País”, afirmou. Rita Cortez falou sobre os eventos acadêmicos que vêm sendo realizados pelo Instituto: “Temos discutido os grandes temas de profundo interesse da sociedade brasileira, como, por exemplo, a aplicação de políticas públicas que promovam distribuição de renda e igualdade social”.
Também foram agraciados com a Medalha de Mérito Cultural os conselheiros federais da OAB Alexandre Rollo e Daniela Libório; a secretária-geral da Caixa de Assistência da Advocacia de São Paulo (Caasp), Paula Fernandes; a diretora da Cassp, Thaís Kourrouski, o professor da USP Alysson Leandro Mascaro e o advogado Flávio Leandro Bastos.
Na solenidade, também houve a entrega simbólica do título de Professor Honoris Causa da ESA. Foram agraciados o ex-secretário Nacional de Justiça Antonio Rodrigues de Freitas Júnior; o diretor da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte; a diretora-tesoureira da OAB SP, Raquel Preto, e a professora colombiana Martha Elisa Monsalve Cuellar, da Universidad La Gran Colombia.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!