O evento foi aberto pelo presidente da Comissão do Trânsito da OAB/RJ, Armando de Souza. “Há 50 anos, quando os meios de transportes não eram tão modernos, o trabalhador levava três horas para chegar ao seu local de trabalho, mas hoje, no Rio de Janeiro, por exemplo, há quem gaste até quatro horas para isso”, criticou. O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, também participou da abertura do evento. Ele elogiou a Lei Seca. “Salvou milhares de vidas”, destacou o advogado, que defendeu a adoção de medidas permanentes para garantir “um trânsito mais seguro e com mais civilidade”.
Um dos palestrantes foi o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ), autor da Lei Seca (Lei 11.705, de 19 de junho de 2008) e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. Ele criticou as políticas públicas que privilegiam os veículos. “As maiores obras viárias dos últimos 20 anos, nas grandes cidades brasileiras, envolveram a construção de viadutos, pontes e túneis, tendo os veículos como prioridade, ignorando os pedestres e os ciclistas, o que é um equívoco”, afirmou.
Também fizeram palestras o coordenador da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro, tenente-coronel PM Marcelo Rocha, e o diretor-geral da Transporte Ativo, José Lobo.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!