Conduzindo a solenidade, a 3ª vice-presidente do IAB, Ana Amélia Menna Barreto, deu as boas-vindas aos juristas: “A posse de novos membros é sempre motivo de celebração para nós, porque reforça a importância da união da advocacia em prol do aperfeiçoamento do Direito e da defesa do Estado Democrático”. O secretário-geral, Jorge Rubem Folena, destacou que receber associados de fora do Rio de Janeiro, local da sede da entidade, é muito importante para ressaltar o caráter nacional do Instituto. “Hoje, recebemos também uma advogada da Itália, que vai oferecer uma contribuição internacional. Toda a diretoria se alegra com a entrada desses novos membros”, disse ele.
O representante do IAB no Paraná, Paulo Fernando Pinheiro Machado, fez a indicação de Carmem Iris Nicolodi, a primeira empossada da solenidade. “Ela é uma liderança feminina e uma pessoa com uma trajetória brilhante em todo o Brasil, com uma carreira voltada para o Direito da Arte, da Moda e os Direitos Culturais. Tenho certeza que ela é uma excelente aquisição para o Instituto”, afirmou o advogado.
Nicolodi, que também foi indicada pelo presidente nacional do Instituto, Sydney Limeira Sanches, fará parte das Comissões dos Direitos da Mulher e de Direito Autoral. Ela ressaltou que a posse na Casa de Montezuma é uma grande honra, além de uma importante responsabilidade: “Espero poder contribuir e representar bem a mulher paranaense. Também represento um estado forte e vigoroso, conhecido pela sua excelência dentro do Instituto, o que mostra que o Direito está no Brasil inteiro e não em um só lugar”.
Juvêncio Viana e Josué Lima foram indicados pelos representantes do IAB no Ceará, Hélio Leitão, Ana Paula Araújo de Holanda e Francilene Gomes de Brito, pela consócia Christiane Leitão, por Sydney Sanches e por Jorge Rubem Folena. Saudando ambos os empossados, Hélio Leitão destacou que eles poderão compartilhar debates com grandes advogados dentro do IAB, instituição jurídica mais antiga das Américas: “Não se conta a história do Direito no Brasil sem fazer referência ao papel fundamental desta instituição. Os senhores terão a honra de ombrear com Rui Barbosa, Teixeira de Freitas e outros tantos nomes da cultura e da inteligência jurídica deste País”.
Novo integrante da Comissão de Direito Processual Civil, Juvêncio Viana afirmou que é uma honra compor uma instituição que tem uma atuação preocupada com a sociedade e com a democracia. “Reforço o compromisso de executar os fins maiores do nosso Instituto e de expandi-lo aos pontos mais distantes do nosso grande Brasil”, disse o advogado. Já Josué Lima, que atualmente se dedica ao trabalho como secretário da Prefeitura de Fortaleza, agradeceu a oportunidade de compor o IAB e a Comissão de Direito Penal: “É um prazer fazer parte de um grupo tão seleto e estar ao lado de pessoas brilhantes de todo o Brasil. Tenho certeza de que vou aprender muito”.
Além das contribuições de profissionais de diversos estados brasileiros, a Casa de Montezuma também recebeu o reforço de Roberta Aveline, que é especialista em Direito Internacional e fará parte da Comissão do Instituto voltada para essa área. Indicada pelo ex-consócio André Meira, ela foi saudada por Folena. “Roberta tem habilitação como advogada no Brasil, em Portugal e na Itália. Então, é uma profissional com grande experiência internacional, o que vai ser muito importante para nossa entidade”, afirmou o secretário-geral.
Em seu discurso, Aveline contou que ingressar no IAB é um motivo de grande orgulho, já que ela nutre admiração pelo trabalho da entidade desde o início de sua carreira. “Dou meus primeiros passos nesta instituição com o coração comovido e grato, imbuída do propósito de dar minha pequena contribuição como uma profissional do Direito que se orgulha em defender a advocacia brasileira para além dos vastos limites territoriais do nosso adorado País”, declarou a empossada.
Definida como uma pessoa engajada na efetivação da justiça social, Brígida Barcelos foi saudada pela diretora de Comunicação, Carmela Grüne, que a indicou junto com Folena. “Seja na sua atuação como professora, escritora ou como desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS), ela está sempre preocupada com a saúde das pessoas trabalhadoras, com a humanização das relações laborais, com o respeito aos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e, em especial, com a valorização da Justiça do Trabalho”, elogiou Grüne.
A nova consócia fará parte das Comissões de Direito do Trabalho, dos Direitos da Mulher e de Direitos Humanos. “Me coloco à disposição do Instituto com meu trabalho. Agradeço muito, fico honrada, feliz e orgulhosa por poder participar. Estarei sempre aqui, tentando ser cada vez melhor”, disse Barcelos em seu discurso.