NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 09 Novembro 2019 12:42

Presidente do IAB critica reforma trabalhista e defende preservação do Estado de bem-estar social

Presidente do IAB critica reforma trabalhista e defende preservação do Estado de bem-estar social Foto: Bruno Marins
“É preciso brigar pela preservação do Estado de bem-estar social democrático, presente em toda a Constituição Federal promulgada em 1988”, afirmou a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, na sua palestra no painel O sindicalismo e a necessária proteção dos direitos sociais, nesta sexta-feira (8/11), no 18º Encontro Nacional da Jovem Advocacia (Enja). O evento está sendo realizado pelo Conselho Federal da OAB, no Centro do Rio. Na sua exposição, Rita Cortez citou os artigos da Constituição que abrigam os direitos trabalhistas e fez críticas à reforma trabalhista, que promoveu profundas alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
“Além de tratar das naturais dificuldades da atividade forense, o tema central deste encontro valoriza os ideais de igualdade, de dignidade da pessoa humana e de cidadania”, disse a advogada, acrescentando: “Entre os direitos sociais que decorrem do Estado de bem-estar social democrático estão os que asseguram condições de vida decente aos trabalhadores”. 

Rita Cortez comentou o papel dos sindicatos na defesa do interesse dos trabalhadores. “As entidades sindicais, historicamente, estão legitimadas pela Constituição a defender os direitos e interesses classistas em ações coletivas judiciais e extrajudiciais”, destacou. Ela criticou os atos do governo voltados para o enfraquecimento dos sindicatos. 

“Não podemos aceitar medidas tendentes ao esvaziamento do papel histórico desempenhado pelo movimento sindical na preservação das garantias fundamentais e dos direitos sociais introduzidos pela Constituição Federal de 88, nem admitir a inaceitável extinção de comissões constituídas para permitir a participação e intervenção da sociedade civil nas políticas públicas”, afirmou.

A presidente do IAB deu conselhos aos jovens advogados. “Além de enfrentar os desafios e obstáculos encontrados no caminho de ingresso no mercado de trabalho, a jovem advocacia precisa abraçar valores éticos e sociais, o que significa defender a Constituição e a aplicação do direito posto”, orientou. 

A advogada fez, também, um apanhado histórico da evolução dos direitos sociais, destacando os cem anos de fundação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e os 50 anos da Convenção Americana de Direitos Humanos. Ela encerrou a sua exposição afirmando: “É preciso dizer que a advocacia foi e continuará sendo resistência às tentativas de implantação de regimes ditatoriais e despóticos. A advocacia é a voz e a expressão da democracia”.

Também palestraram no painel o secretário-geral da OABRJ e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) da Seccional, Álvaro Quintão, e o secretário-geral da comissão, Ítalo Pires.
 
A presidente do IAB também participou da solenidae de abertura do Enja, ao lado do vice-presidente do CFOAB, Luiz Viana, e do presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173