O convênio foi firmado na véspera do Dia do Professor. “Aproveito fara fazer uma homenagem aos professores na pessoa do ex-presidente do IAB Theophilo de Azeredo Santos, que foi meu professor na Uerj”, disse Rita Cortez. O 1º vice-presidente, Sergio Tostes, também dedicou algumas palavras ao advogado que presidiu o Instituto no biênio 1972/1972 e morreu, aos 90 anos, na última segunda-feira: “Era um amigo especial, um homem muito bem informado e uma figura notável”.
O IAB e a Andes realizarão ações acadêmicas e culturais conjuntas, inicialmente, de modo virtual, voltadas para a produção e a propagação de conhecimentos jurídicos. A parceria incluirá, também, a cessão mútua de vagas em cursos presenciais e a distância. O presidente da Andes comemorou a assinatura do Termo de Cooperação e disse que a magistratura e a advocacia não podem se afastar neste momento de pandemia.
“O melhor para o Judiciário brasileiro é que o novo normal seja o antigo normal, com o devido atendimento presencial dos advogados e dos jurisdicionados”, afirmou o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ), que é membro honorário do IAB há 10 anos.
Rita Cortez sugeriu a realização de um webinar para a inauguração da parceria. “Vamos nos organizar para fazer um evento sobre a prática dos atos processuais digitais e a distância, temas que estão na agenda da advocacia e da magistratura, hoje, mais do que nunca”, propôs a advogada, recebendo a aprovação do magistrado.
Fundada em 2006, a Andes é uma entidade associativa que congrega desembargadores dos Tribunais de Justiça (TJs), Tribunais Regionais Federais (TRFs) e Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), e conselheiros dos Tribunais de Contas de todo o País.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!