Quarta, 14 Outubro 2020 22:08

Parceria acadêmica é firmada com a Associação Nacional de Desembargadores

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) firmou parceria acadêmica e cultural com a Associação Nacional de Desembargadores (Andes). O Termo de Cooperação entre as entidades foi assinado, virtualmente, pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, e pelo presidente da Andes, desembargador Marcelo Buhatem, na sessão ordinária do IAB desta quarta-feira (14/10), transmitida no canal TVIAB no YouTube. “Esta é mais uma importante parceria em continuidade à política adotada pela atual administração do IAB, no sentido de ampliar as relações acadêmicas com entidades jurídicas”, afirmou a presidente do IAB. 
O convênio foi firmado na véspera do Dia do Professor. “Aproveito fara fazer uma homenagem aos professores na pessoa do ex-presidente do IAB Theophilo de Azeredo Santos, que foi meu professor na Uerj”, disse Rita Cortez. O 1º vice-presidente, Sergio Tostes, também dedicou algumas palavras ao advogado que presidiu o Instituto no biênio 1972/1972 e morreu, aos 90 anos, na última segunda-feira: “Era um amigo especial, um homem muito bem informado e uma figura notável”. 

O IAB e a Andes realizarão ações acadêmicas e culturais conjuntas, inicialmente, de modo virtual, voltadas para a produção e a propagação de conhecimentos jurídicos. A parceria incluirá, também, a cessão mútua de vagas em cursos presenciais e a distância. O presidente da Andes comemorou a assinatura do Termo de Cooperação e disse que a magistratura e a advocacia não podem se afastar neste momento de pandemia.  

“O melhor para o Judiciário brasileiro é que o novo normal seja o antigo normal, com o devido atendimento presencial dos advogados e dos jurisdicionados”, afirmou o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ), que é membro honorário do IAB há 10 anos. 

Rita Cortez sugeriu a realização de um webinar para a inauguração da parceria. “Vamos nos organizar para fazer um evento sobre a prática dos atos processuais digitais e a distância, temas que estão na agenda da advocacia e da magistratura, hoje, mais do que nunca”, propôs a advogada, recebendo a aprovação do magistrado. 

Fundada em 2006, a Andes é uma entidade associativa que congrega desembargadores dos Tribunais de Justiça (TJs), Tribunais Regionais Federais (TRFs) e Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), e conselheiros dos Tribunais de Contas de todo o País.