NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 23 Outubro 2024 22:03

Instituto dos Advogados lamenta morte do compositor e poeta Antonio Cícero

Antonio Cícero. Foto: Divulgação ABL Antonio Cícero. Foto: Divulgação ABL

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) manifesta profundo pesar pela morte, aos 79 anos, do compositor e poeta Antonio Cícero, ocorrida nesta quarta-feira (23/10). Diagnosticado com Alzheimer, ele tratava problemas neurológicos decorrentes da doença e optou por partir por meio do procedimento de morte assistida, realizado na Suíça. Cícero dedicou sua vida à arte e se destacou por compor grandes sucessos da MPB interpretados por artistas como sua irmã, Marina Lima, Adriana Calcanhotto, Lulu Santos e Maria Bethânia.

Em uma de suas últimas aparições públicas, o compositor participou do evento Direito, música e poesia, ocasião do lançamento do selo IAB Cultura, no dia 6 de agosto deste ano. No encontro, ele dividiu com ouvintes do plenário histórico memórias da carreira e detalhes de seu processo criativo. Cícero contou que começou a compor quando sua irmã, a cantora Marina Lima, pegou um violão e musicou alguns poemas que ele escrevia: “Depois, passei a fazer o inverso, eu letrava as composições dela”. Na voz dela, poemas seus ficaram famosos em todo o Brasil, é o caso das canções Fullgás, Para começar e À francesa.

Antonio Cícero no plenário do IAB em agosto, ao lado da deputada estadual Tia Ju (à esq.) e da cantora Paula Lima (à dir.)

Presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches lamentou a partida do artista e o definiu como um homem dignificante. “A sabedoria sobre o significado da existência é um dom de poucos. E Antonio Cícero, talento raro do pensamento humano, por meio da arte, cultura, filosofia, crítica, poesia e música, compartilhou sua genialidade independente com o mundo, ofertando-nos um sublime conhecimento que iluminará com intensidade os corações e mentes de muitas gerações”, declarou. Citando Fullgás, um dos sucessos do compositor, ele completou: “Você me abre seus braços e a gente faz um País”.

Depois de decidir pela morte assistida, Antonio Cícero viajou a Paris e se despediu de uma das suas cidades favoritas no mundo, antes de seguir para Zurique, na Suíça. Ele optou por manter discrição sobre o procedimento, mas deixou aos amigos uma carta de despedida explicando os motivos de sua escolha. “Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade. Eu os amo muito e lhes envio muitos beijos e abraços!”, finaliza o texto assinado por ele.

Trajetória – Antonio Cícero nasceu em 6 de outubro de 1945, no Rio de Janeiro. Além de se dedicar à música e à poesia, trabalhou como crítico literário e professor. Ele estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, depois, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Cícero também se especializou nos Estados Unidos pela Universidade de Georgetown e chegou a lecionar Filosofia e Lógica em universidades do Rio. Seu impacto na cultura brasileira foi reconhecido pela Academia Brasileira de Letras (ABL), onde o autor se tornou imortal em 2017 e ocupou a cadeira 27.
 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173