O presidente do IAB parabenizou os associados e destacou que a comenda concedida é uma forma de agradecer pela dedicação ao IAB. Exclusiva para membros, a medalha que leva o nome do primeiro presidente da OAB é destinada àqueles que têm, há mais de 30 anos, destacada participação na vida associativa do Instituto. “Tem sido praxe na nossa gestão entregar a Medalha Levi Carneiro, retomando um elo com muitos associados que contribuíram com o sucesso e a grandeza desta Casa”, disse Sanches.
Sérgio Tostes
Os homenageados foram saudados pelo orador oficial do IAB, Sérgio Tostes, que destacou as principais contribuições dos consócios ao universo jurídico. Ao falar de Miriam Souza, que integra o IAB há 36 anos, ele enfatizou o talento multifacetado da jurista. Além de advogada, ela foi professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é, desde 2008, cônsul-honorária da Grécia. O orador também elogiou a trajetória de Salvador Cícero, especialista em seguros e consultor do escritório Sérgio Bermudes Advogados. Ele é o mais antigo consócio dentre os agraciados com a comenda e integra o IAB desde 1977.
Miriam de Almeida Souza
Raldênio Costa, que é desembargador aposentado do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), teve seu trabalho na magistratura exaltado. “Quando ele se aposentou, em 2013, seus pares o homenagearam ressaltando suas diversas qualidades, dentre elas o bom humor e as paixões pela poesia, pela música brasileira e pelo Flamengo”, contou Tostes. Já José Ricardo Pereira Lira foi elogiado pela atuação no Direito Urbanístico dentro dos tribunais e nas associações das quais faz parte. Ele não deixou de ser lembrado pela continuidade do legado do pai, Ricardo César Pereira Lira, ex-presidente do IAB.
O 1º vice-presidente do Instituto, Carlos Eduardo Machado, teve suas publicações e engajamento profissional destacados pelo orador. Membro da Casa de Montezuma há 31 anos, o criminalista colaborou com livros lançados pelo IAB e traduz densas questões do Direito Penal em artigos elaborados para grandes veículos de comunicação. “Devemos parabenizá-lo por seu esforço permanente pelo aprimoramento do Direito”, completou Tostes.
A primeira a discursar foi Miriam Souza, que exaltou juristas memoráveis que também compuseram o quadro associativo do IAB. Ela citou nomes como Rui Barbosa e Teixeira de Freitas, ressaltou a importância deles para a sociedade brasileira e afirmou: “Recebo esta comenda reverenciando aqueles que deixaram marcas na história do Brasil. Compreendo que se trata de mais um chamamento para renovar forças e assim, por meio da advocacia, continuar prestando bons serviços ao nosso País”.
Raldênio Bonifácio Costa
A homenagem aos juristas que foram fundamentais para a consolidação do IAB também ganhou espaço no discurso de Raldênio Costa. Além de exaltar Levi Carneiro, ele destacou a importância de Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, o fundador da entidade. “Que as nossas origens sejam lembradas e que as atividades deste Instituto permaneçam firmes na defesa da plenitude da democracia, asseguradora da liberdade e dos direitos individuais”, afirmou o magistrado, que integra a instituição há 37 anos.
Salvador Cícero Velloso Pinto
Em sua fala, Salvador Cícero dividiu com os presentes sua história profissional ao lado de Sergio Bermudes. Emocionado, o advogado exaltou a figura do colega, que recebeu a Medalha Teixeira de Freitas, maior honraria do IAB, no ano passado. Sobre a sua própria homenagem, Salvador Cícero contou: “A emoção me tomou quando recebi a notícia de que seria agraciado com esta comenda, porque é uma honra fazer parte de um Instituto tão dedicado ao estudo do Direito”.
José Ricardo Pereira Lira
Presidente da Comissão de Direito Urbanístico do IAB, José Ricardo Pereira Lira disse que o recebimento da medalha representa para ele uma honra e uma oportunidade de conexão com seu legado familiar. “Nesses 33 anos de dedicação ao IAB, compreendi que integrar esta instituição vai além de um passo grandioso na carreira profissional. Trata-se de um compromisso moral com a história do Direito brasileiro e com a defesa dos valores democráticos”, declarou o advogado.
Carlos Eduardo Machado
A defesa da advocacia, da educação e da igualdade ganharam destaque no discurso de Carlos Eduardo Machado, que elegeu esses princípios como legados deixados pelos mais importantes juristas que passaram pelo Instituto. “Essa é a mensagem de Levi Carneiro e de Montezuma. Por isso, o IAB deve seguir sendo um espaço de difusão de conhecimento, mas também de divergências e debates cordiais”, completou.
Meio século no IAB – Carlos Jorge Sampaio Costa, que foi agraciado com a Medalha Levi Carneiro em 2018, recebeu uma placa comemorativa em agradecimento aos serviços prestados durante as cinco décadas de associação ao IAB. Membro desde 1974, ele integra o Conselho Superior da entidade, ocupou o cargo de diretor de Biblioteca e, ao longo da carreira, foi professor da Universidade Candido Mendes (Ucam) e consultor jurídico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Carlos Jorge Sampaio Costa
O advogado recebeu os cumprimentos do presidente do IAB, que leu a mensagem gravada na placa comemorativa e declarou: “É uma felicidade enorme para a Casa homenagear os associados tão longevos, o que demonstra também que nossa instituição tem um quadro social comprometido com nossas atividades”. A saudação foi feita por Sérgio Tostes, cujas palavras exaltaram o profundo conhecimento de Carlos Jorge em diversas áreas, como o Direito Internacional, Empresarial, Civil e Tributário.
Em seu discurso, o homenageado fez um apanhado de sua trajetória profissional e afirmou que a carreira sempre teve um espaço de destaque em sua vida. “Me perguntam muitas vezes o motivo de eu continuar trabalhando como professor e advogado, mesmo aos 79 anos, em vez de descansar. A única resposta que eu tenho é aquela frase fantástica: ‘Navegar é preciso, viver não é preciso’. É por isso que eu me animo a continuar”, contou.