Sexta, 19 Fevereiro 2021 19:00

IAB participará de audiência pública sobre retomada das atividades presenciais no TRT/RJ 

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi representado pela consócia Mônica Alexandre Santos na reunião virtual promovida pela OAB/RJ com várias entidades trabalhistas, nesta terça-feira (9/2), a fim de discutir a retomada das atividades presenciais no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ). “O encontro demonstrou a união entre as entidades de classe que atuam na área trabalhista”, disse a advogada trabalhista. Ela informou que o IAB participará da audiência pública que a Seccional realizará no dia 24 de fevereiro, às 17h. O encontro contará com as presenças da presidente do TRT/RJ, desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho, e do corregedor regional, desembargador Jorge Fernando Gonçalves da Fonte. 
Mônica Alexandre Santos informou que na reunião virtual, da qual participou o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, também foram definidos outros pontos que serão tratados na audiência pública. “Dois deles serão a garantia do respeito às prerrogativas da advocacia e a uniformização dos procedimentos, já que, durante a pandemia, cada vara do tribunal tem atuado de uma forma”, apontou a advogada.  

De acordo com ela, será discutida também a retomada da tramitação dos processos físicos, cujos prazos foram suspensos com o isolamento social. A pauta inclui, ainda, o retorno do cumprimento dos mandados judiciais e a realização de audiências híbridas, em que o advogado poderá atuar presencial ou virtualmente, mas com as testemunhas obrigatoriamente presentes no tribunal. 

Também participaram da reunião virtual o secretário-geral da OAB/RJ, Álvaro Quintão; o procurador-geral, Alfredo Hilário; o assessor-executivo da Presidência, Carlos André Pedrazzi; os presidentes da Comissão de Justiça do Trabalho da Seccional, Sérgio Batalha Mendes; da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat), Alexandre Bastos; da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat), César Dória, e do Movimento da Advocacia Trabalhista Independente (Mati), Marcos Maleson.